Carta enviada aos bispos revelada esta manhã

Papa admite erros no levantamento da excomunhão de bispo integrista

12.03.2009 - 08:44 Por PÚBLICO, com agências

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Papa Bento XVI explica por que perdoou Williamson Papa Bento XVI explica por que perdoou Williamson (Chris Helgren/REUTERS)
O Papa Bento XVI escreveu uma carta “angustiada” aos líderes da Igreja Católica, na qual reconhece que o Vaticano não lidou da melhor forma com o caso do bispo integrista britânico Richard Williamson, um negacionista do Holocausto, cuja excomunhão foi levantada criando enorme polémica.

Nesta carta, que o Vaticano prometeu tornar pública às 11h00 (de Portugal), Bento XVI tenta explicar as razões que motivaram o Vaticano a perdoar Williamson, a par de outros três bispos integristas, todos excomungados por João Paulo II nos finais da década de 1980.

Em algumas passagens dessa missiva, que surgiram no jornal italiano "Il Foglio" – e, na íntegra, na edição online do diário alemão "Frankfurter Allgemeine Zeitung" –, o Papa admite ter cometido “erros” na gestão deste caso, e afirma que no futuro dará maior atenção à forma como as notícias se espalham pela Internet.

Um vídeo patente no YouTube, mostra uma entrevista de Williamson a um canal de televisão sueco onde o bispo afirma não acreditar que o regime de Hitler tenha utilizado câmaras de gás: “Penso que não mais do que 200 mil a 300 mil judeus morreram nos campos de concentração, mas nem um só em câmaras de gás”, sustentou então o prelado, contrariando a tese de que morreram cerca seis milhões de judeus sob o jugo nazi.

A polémica em torno do bispo britânico avolumou-se quando, a 24 de Janeiro passado, dois dias depois de Williamson ter defendido as teses negacionistas nessa entrevista, o Papa Bento XVI anunciou que pretendia reintegrá-lo na Igreja, assim como outros três bispos integristas, que tinham sido excomungados por João Paulo II.

Na carta enviada aos bispos, o papa deplora a polémica interna na Igreja causada por este caso, e diz-se em sofrimento pelas críticas que os católicos dirigiram ao Vaticano. “É uma carta muito pessoal, muito angustiada, com sofrimento e muito honesta”, avaliou um dos bispos destinatários da missiva, à agência noticiosa britânica Reuters, mas sob anonimato.

Estatísticas

  • 855 leitores
  • 16 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1368848

Comentário + votado

e

Para os judeus os massacres de Gaza já são bons e justificáveis. Para eles todos os outros ...

Anónimo

12.03.2009 22:12

X

Mais em Sociedade (3 de 17 artigos)

O bebé foi mal-tratado ao longo dos seus 17 meses de vida Relatório aponta responsabilidades dos serviços sociais do Reino Unido no caso "Baby P"