Agressora de jovem e alegado autor do vídeo em prisão preventiva

Foto
Uma das imagens do vídeo onde a jovem é agredida Foto: DR

Tanto uma das protagonistas das polémicas agressões a uma jovem como o suposto responsável pelo vídeo sobre o incidente colocado a circular nas redes sociais ficaram presos preventivamente, informou hoje o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa.

A jovem de 16 anos e o suposto autor do vídeo estavam detidos desde ontem e foram hoje sujeitos a um primeiro interrogatório pelo juiz de instrução criminal Carlos Alexandre para serem decretadas as medidas de coacção a aplicar ao caso. Foram acusados do crime de ofensa à integridade física qualificada, referindo o magistrado do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa que houve "especial perversidade e censurabilidade" pelo que vão aguardar o julgamento detidos.

Ontem, em declarações ao PÚBLICO, a directora do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa, Maria José Morgado, não quis avançar com as possíveis medidas de coacção a que os jovens poderiam ser sujeitos, mas lembrou que quando estamos perante crimes qualificados de ofensa à integridade as “medidas de coacção costumam ser severas”. O que se veio a confirmar hoje, com o juiz a decretar a medida de coação mais pesada que a lei prevê.

A adolescente, que foi uma das protagonistas das agressões a uma rapariga de 13 anos, e o jovem de 18 anos alegadamente responsável pelo vídeo com imagens do incidente tinham sido detidos para interrogatório judicial ontem de manhã. Além das detenções, foi também feita uma busca domiciliária e apreendidos o telemóvel e o computador do suposto autor das filmagens. As detenções foram cumpridas pela PSP por ordem do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP).

Apesar de terem sido identificadas as duas agressoras, uma de 15 e outra de 16 anos, só esta última foi detida, visto já ser imputável. “A suspeita de 16 anos, que agrediu a menor de 13 anos, foi detida esta manhã pela PSP, cerca das 11h30, na Póvoa de Santo Adrião, junto à sua residência, após o cumprimento de mandado de detenção”, esclareceu ontem o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, em comunicado. A rapariga de 15 anos vai ser presente a um tribunal de menores.

Já “o suspeito de 18 anos, que efectuou a filmagem da agressão e sua publicação, foi detido esta manhã pela PSP, cerca das 12h30, na Reboleira, junto à sua residência, após cumprimento de mandado de detenção. Foi-lhe ainda apreendido o telemóvel usado para a gravação, bem como o computador”. A PSP explica que foram, ainda, “constituídos arguidos outros dois suspeitos, de 17 anos” que assistiram às agressões. Sobre o suposto autor do vídeo, a PSP tinha já informado que tem “antecedentes criminais pela prática de crimes violentos, tendo inclusivamente sido detido na passada segunda-feira, dia 23, às 18h30 pela prática de um crime de roubo de um telemóvel, nas imediações do local onde ocorreram as agressões”.

O caso teve origem num vídeo que terá sido filmado na zona de Benfica, junto ao centro comercial Colombo. As imagens são de uma grande violência. Tudo começa com uma troca azeda de palavras, sendo depois uma das raparigas, de 13 anos, agredida com estaladas, puxões de cabelo e pontapés em todo o corpo por duas outras jovens de 15 e 16 anos. A cena é filmada por um rapaz de 18 anos, que chega a pedir a outro que não se ponha na frente para melhor captar as imagens. Ouvem-se risos e ninguém tenta evitar as agressões.

A rapariga de 13 anos entretanto foi ontem submetida a exames médico-legais, por ordem do Ministério Público. As conclusões serão divulgadas dentro de dias. A adolescente e os seus pais já foram ouvidos pela PSP e a mãe apresentou queixa pela agressão na quarta-feira à noite.

Notícia actualizada às 15h23
Sugerir correcção
Comentar