• Já cheira a Verão
  • Restaurantes de topo com menus a 20 euros
  • Portugueses estão solidários com os gregos

Declarações de Rui Pereira

Ministros do Interior do Mediterrâneo Ocidental reforçam "laços de cooperação" contra a criminalidade organizada

24.11.2009 - 17:01 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O ministro da Administração Interna disse hoje que os países do Mediterrâneo Ocidental vão "reforçar os laços de cooperação" na luta contra a criminalidade organizada com a criação de uma plataforma de intercâmbio entre as forças de segurança.

Rui Pereira, que hoje e segunda-feira participou na XIV Conferência de Ministros do Interior do Mediterrâneo Ocidental, em Veneza, disse à agência Lusa que os ministros do Interior dos países do Norte e Sul do Mediterrâneo decidiram na reunião "reforçar os laços de cooperação" na luta contra a criminalidade organizada.

Para tal, adiantou, vai ser criada uma "plataforma de intercâmbio de ensinamentos e de boas práticas obtidas pelas forças e serviços de segurança" das duas margens do Mediterrâneo.

A luta contra o terrorismo foi outro dos assuntos que esteve em análise na conferência que reuniu os ministros do Interior de Portugal, Espanha, França, Itália, Malta, Marrocos, Líbia, Argélia, Tunísia e Mauritânia, o chamado grupo de diálogo 5+5.

Rui Pereira anunciou que foi decidido criar um grupo de peritos na luta contra o financiamento do terrorismo com o "objectivo de tornar mais célere e eficaz a troca de informação e de boas práticas entre os países do diálogo 5+5".

Segundo o ministro da Administração Interna, os países do Mediterrâneo vão continuar "os esforços no combate à radicalização e ao recrutamento bem como à utilização das novas tecnologias para fins terroristas".

Rui Pereira sublinhou que do encontro saiu também "o reforço da cooperação entre os países de origem, de trânsito e de destino por forma a melhor gerir as migrações e o combate à imigração ilegal e ao tráfico de pessoas"

O governante português adiantou que vão ser "incrementadas" as actividades e operações conjuntas da Agência de Fronteiras Europeias (Frontex), tendo em vista "um combate mais eficaz à imigração ilegal, ao tráfico de seres humanos e aos dramas humanos que lhes estão associados".

Os ministros do Interior do diálogo 5+5 pretendem ainda desenvolver o intercâmbio de boas práticas em matéria de protecção civil e auxílio mútuo na reposta a situações de catástrofes e a realização de acções de formação e de exercícios em conjunto.

Rui Pereira destacou ainda que os ministros vão avaliar a criação de uma estrutura que possa dar continuidade aos trabalhos do grupo, que tem uma presidência rotativa que muda anualmente.

Portugal vai ter a presidência do grupo de diálogo 5+5 em 2012.

Estatísticas

  • 5 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1411218

Comentário + votado

X

Mais em Sociedade (25 de 30 artigos)

Face Oculta: Presidente da Galp diz que accionistas não estão preocupados