A ministra da Saúde, Ana Jorge, manifestou confiança no entendimento com os enfermeiros, profissionais que começaram hoje uma greve de dois dias, um protesto que lamentou.
À margem da apresentação de resultados sobre o sistema de prioridade nos hospitais para os doentes cardíacos (Vias verdes coronárias), Ana Jorge confirmou aos jornalistas a retoma das negociações com os enfermeiros e manifestou confiança no entendimento entre as duas partes.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, uma das organizações que convocou a paralisação, anunciou que a adesão à greve de hoje de manhã foi de 100 por cento nos centros de saúde e entre 46 e mais de 80 por cento em vários hospitais do país.
Ana Jorge voltou a lamentar a realização de uma greve numa altura em que se estava no início das conversações e em que foram apresentadas alternativas, nomeadamente para os contratos a prazo que terminavam e foram renovados. "Numa fase de negociações de carreiras, não é possível estar a antecipar outras formas de contratação, não pondo em risco quer o trabalho dos enfermeiros, quer aquilo que é necessário, que é manter os cuidados de enfermagem aos doentes e às pessoas", disse.
A greve foi convocada pelos quatro sindicatos representantes dos enfermeiros.


