• |
  • Iphone
  • |
  • Mobile
  • |
  • RSS
  • |
  • Twitter
  • |
  • Facebook
  • Siga-nos em:
  • Haiti: Um terramoto de 500 anos - Paulo Moura, em Port au Prince
  • A cidade que morre quando o sol se põe
  • Envie-nos uma pergunta sobre um problema da sua rua, bairro ou cidade

Dados da GNR

Menos acidentes e menos mortes nas estradas portuguesas em relação a 2004

27.08.2005 - 13:21 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
A sinistralidade rodoviária diminuiu oito por cento este ano face ao mesmo período de 2004, divulgou hoje a GNR, que registou menos 37 mortos em acidentes nas estradas portuguesas do que no ano passado.
A GNR atribui à fiscalização da alcoolemia a redução da sinistralidade A GNR atribui à fiscalização da alcoolemia a redução da sinistralidade (Tiago Petinga/Lusa)

Entre Janeiro e 26 de Agosto, a Brigada de Trânsito (BT) da GNR registou menos oito por cento de acidentes, ou seja, menos 5899 desastres rodoviários que no mesmo período de 2004, tendo contabilizado uma redução de seis por cento (37) no número de mortos.

Mesmo assim, desde 1 de Janeiro até 26 de Agosto deste ano, morreram 580 pessoas nas estradas portuguesas em mais de 67.500 acidentes de viação. Registaram-se ainda "menos 255 feridos graves" (menos 13 por cento que no ano passado) e menos 1804 feridos leves (redução de 8 por cento).

De acordo com a GNR, muitos dos acidentes são provocados pelo "consumo excessivo de bebidas alcoólicas", sendo que a diminuição da sinistralidade registada este ano deve-se sobretudo à "intensa acção fiscalizadora da GNR".

A GNR adianta ainda que um elevado número de acidentes com consequências graves verifica-se aos fins-de-semana, durante a madrugada, pelo que irá realizar, durante este fim-de-semana, "um conjunto de acções de fiscalização em diversas regiões do país especialmente dirigidas para a detecção da condução sob a influência do álcool".

A BT esclarece ainda que na operação levada a cabo hoje de madrugada foram detectados 125 condutores com excesso de álcool, dos quais foram detidos 34.

A GNR leva a efeito desde 1 de Julho e até 30 de Setembro uma operação especial de sensibilização denominada "Verão Seguro 2005", durante a qual foram contabilizados até agora cerca de 130 mortos.

  • 9 leitores
  • 2 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1231422

Comentário + votado

Opinião

A diferença não parece significativa (claro que se tratando de mortos, um a menos que seja, já é ...

Anónimo

27.08.2005 18:19

Comentar Critérios para publicação de comentários dos leitores

Restam 1200 caracteres

Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.

Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.