• Primeira esplanada Time Out do mundo abre na Avenida da Liberdade
  • Do Brasil a Portugal vão 6764.257 km de ilustração
  • Dead Combo e skates na passerelle

Contratos de 266 mil euros com João Pedroso quando era ministra da Educação

Maria de Lurdes Rodrigues acusada por crime de prevaricação

20.06.2011 - 17:22 Por José Augusto Moreira

  • Votar 
  •  | 
  •  33 votos 
João Pedroso recebeu 266 mil euros por um trabalho que não concluiu João Pedroso recebeu 266 mil euros por um trabalho que não concluiu (Rui Gaudêncio)
A antiga ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, foi acusada pelo crime de prevaricação no processo relacionado com o contrato celebrado com o jurista João Pedroso, irmão do ex-ministro do Trabalho e da solidariedade, Paulo Pedroso.

Em causa está uma adjudicação directa por parte do Ministério da Educação (ME), no valor de 266 mil euros, para a execução de uma série de trabalhos a partir de um levantamento exaustivo da legislação sobre educação. A verba foi paga, mas o contrato acabou por ser cancelado depois de o PÚBLICO ter revelado que a maior parte do trabalho nunca chegou a ser efectuada.

Além da antiga ministra, estão também acusados a sua então chefe de gabinete, Maria José Matos Morgado, o secretário-geral do ME, João Batista, aos quais são imputados crimes e prevaricação. Também João Pedroso foi acusado pelo procurador do Departamento de Investigação e Acção Penal que dirigiu inquérito.

O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) investigou este caso concluindo que “tais adjudicações, de acordo com os indícios, não tinham fundamento, traduzindo-se num meio ilícito de beneficiar patrimonialmente o arguido João Pedroso com prejuízo para o erário público” e que os arguidos “estavam cientes” desse facto.

Durante a investigação foram feitas buscas nas instalações do ME, tendo sido recolhida documentação relacionada com os dois contratos assinados, em 2005 e em 2007, com João Pedroso, então professor em regime de exclusividade na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Notícia actualizada às 18h01

Estatísticas

  • 61 leitores
  • 33 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1499513

Comentário + votado

Uns exemplos

Lurdes rodrigues foi a coqueluche de sócrates.Mas foi também a coqueluche da direita ainda mais à ...

Tomás Guevara

20.06.2011 20:37

X

Mais em Sociedade (17 de 20 artigos)

A subida ao Constitucional permite a suspensão da pena de dois anos de prisão efectiva aplicada a Isaltino Supremo Tribunal admite subida de recurso de Isaltino Morais