• Héctor Olguin numa permanente dança ambígua
  • Queres trabalhar na UE? Há um site que reúne toda a oferta
  • Uma noite no hostel mais limpo do mundo

Para celebrar a data de 17 de Maio

Marcha contra homofobia e transfobia em Coimbra

13.05.2010 - 18:37 Por Tânia Marques

  • Votar 
  •  | 
  •  5 votos 
A marcha de Coimbra inclui um "beijaço" contra a homofobia A marcha de Coimbra inclui um "beijaço" contra a homofobia (Martim Ramos)
Para assinalar os 20 anos do Dia Internacional Contra a Homofobia e a Transfobia, 17 de Maio, a cidade de Coimbra vai convocar pela primeira vez uma Marcha contra a discriminação sexual, com o lema “mais cidadania, menos homofobia e transfobia”.

A passeata pretende alertar para as discriminações legais e reais existentes na população lésbica, gay, bissexual e transexual, assim como informar e sensibilizar a população local para estas temáticas, contribuindo para a sociedade democrática.

O encontro está marcado para as 16h30 no Largo da Portagem, tendo a Marcha início meia hora depois em direcção à Praça 8 de Maio, local onde será distribuída informação e se assistirá a diversas performances culturais. Por fim, haverá lugar a um "Beijaço" contra a homofobia, iniciativa que está inserida na Campanha Global de “Beijaços” no 17 de Maio, lançada pela organização mundial desta estrutura, em que se apela ao fim da discriminação na troca de afectos entre pessoas do mesmo sexo.

Recorde-se que foi a 17 de Maio de 1990 que a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade da sua lista de doenças mentais. Desde dessa data, várias organizações têm feitos encontros para saudar e apelar para que os direitos dos homossexuais sejam devidamente reconhecidos.

Estatísticas

  • 404 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1437108

Comentário + votado

X

Mais em Sociedade (35 de 37 artigos)

Para Bento XVI é necessário um “laicado maduro” Bento XVI pede aos bispos que acolham novos movimentos