• A nova padaria francesa da baixa lisboeta
  • Passeios de mão dada por um Portugal romântico
  • A cozinha coreana chegou de carrinha a Lisboa

Conferência internacional começa hoje em Lisboa

Mais de 300 especialistas discutem novas medidas de combate à droga

06.05.2009 - 07:38 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O Observatório Europeu da Droga está sediado em Lisboa desde 1995 O Observatório Europeu da Droga está sediado em Lisboa desde 1995 (Adriano Miranda (arquivo))
A necessidade de criar melhores respostas para combater o fenómeno da droga na Europa junta a partir de hoje mais de três centenas de decisores políticos, investigadores e profissionais da área numa conferência internacional em Lisboa.

"Identificar as necessidades de informação na Europa para uma política eficaz contra as drogas" é o tema central do evento, promovido pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT), criado em 1993 e sediado em Lisboa desde 1995.

Visando celebrar os 15 anos de monitorização da situação da droga em território europeu, esta conferência, que decorre até sexta-feira à porta fechada no Centro de Congressos de Lisboa, terá como objectivo "identificar as principais questões e desafios originados pela contínua evolução do fenómeno da droga", bem como aferir o "tipo de informação necessária para lidar com o problema nos próximos anos", segundo a organização.

As prioridades do actual Plano de Acção da União Europeia (UE) em matéria de luta contra a droga (2009-2012) incluem a redução da procura e oferta de drogas, o aumento da sensibilização e mobilização do público, uma maior compreensão do fenómeno da droga e o aprofundamento da cooperação internacional.

Além do presidente do OEDT, Wolfgang Götz, na sessão de abertura participam o director executivo do Gabinete das Nações Unidas para o Controlo da Droga e Prevenção do Crime (UNDOC), António Maria Costa, e o director da Justiça, Direitos Fundamentais e Cidadania da Comissão Europeia, Francisco Fonseca Morillo.

A sessão de encerramento, na sexta-feira, contará com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. No mesmo dia serão apresentadas à imprensa as conclusões da conferência.

Estatísticas

  • 166 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1378811

Comentário + votado

X

Mais em Sociedade (4 de 27 artigos)

O Grande Prémio Bial tem o valor de 150 mil euros Miguel Castelo Branco perscrutou o cérebro humano e vence o Grande Prémio Bial