O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público convocou uma greve para 25 e 26 de Outubro, anunciou hoje aquela estrutura sindical, poucas horas depois de os juízes terem marcado também uma paralisação para os dias 26 e 27 do mesmo mês.
A proposta do presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, António Cluny, vai ser apresentada na próxima terça-feira à restante direcção para aprovação.
Em comunicado, o sindicato refere que António Cluny vai propor à direcção que a greve decorra a 25 e 26 próximo mês "conforme as últimas deliberações da direcção nacional e tendo em conta os contactos estabelecidos com a Associação Sindical dos Juízes Portugueses".
Ainda segundo o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, a data da greve teve em consideração a convocatória do Presidente da República, Jorge Sampaio, para uma reunião com o sindicato na próxima quarta-feira.
O chefe de Estado convocou os operadores judiciários para reuniões, na terça-feira e quarta-feira, que vão levar a Belém juízes, magistrados do Ministério Público, solicitadores, funcionários judiciais e advogados.
No encontro com Jorge Sampaio, a direcção do sindicato pretende explicar "a importância de se retomar o processo conducente a um pacto de Estado sobre a justiça que englobe as principais forças políticas e as diversas instituições judiciárias".
Os magistrados lutam pela "defesa da independência dos tribunais, por uma efectiva reforma da justiça e a garantia da dignidade do estatuto sócio-profissional dos magistrados".
O Sindicato dos Funcionários Judiciais também convocou uma greve, de quatro dias, a cumprir nos dias 29 e 30 de Setembro e 3 e 4 de Outubro.


