LPN preocupada com “falta de sustentabilidade” das medidas para enfrentar a seca 
17.05.2005 - 19:05 Por PUBLICO.PT
A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) está preocupada com a “falta de sustentabilidade” das medidas aprovadas pelo Governo para enfrentar a seca, informou hoje em comunicado.
“Usar o Alqueva como forma de combater a seca é uma estratégia de curto prazo que poderá funcionar em emergência, mas não substitui medidas de médio/longo prazo que têm que ser tomadas prontamente”, sublinha.
A associação alerta para a importância de disciplinar as captações, furos e construção de represas para evitar a degradação dos recursos hídricos, nomeadamente os aquíferos. A LPN refere que o abate ilegal de sobreiros, no concelho do Seixal, aliado “a uma generalizada falta de ordenamento do território”, põe em risco a “qualidade da água e recarga do aquífero da margem Sul do Tejo”.
“Se se associarem os empreendimentos turísticos e as urbanizações, ao prenunciado Transporte de Alta Velocidade e ao possível aeroporto na zona em questão, pode-se já prever um forte impacto não só ao nível da recarga do aquífero mas também da qualidade da sua água, que deveria ser entendida como uma importante reserva estratégica”, refere o comunicado.
Segundo a LPN, deveriam ser aplicadas, a breve prazo, medidas como a diminuição de perdas de água, protecção dos aquíferos, maior investimento na floresta e uma adequação das culturas e práticas agrícolas às actuais condições climáticas.
Restam 1200 caracteres
Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

