• Há fanáticos de tudo, até da Eurovisão
  • Restaurantes de topo com menus a 20 euros
  • Petiscos com frango, das moelas à batata doce

Combustíveis alternativos

Limusinas ecológicas levam cada vez mais celebridades à entrega dos Óscares

19.02.2008 - 10:12 Por AFP

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Na edição de 2007 aderiram às limusinas ecológicas Forest Whitaker, Al Gore e Leonardo DiCaprio Na edição de 2007 aderiram às limusinas ecológicas Forest Whitaker, Al Gore e Leonardo DiCaprio (Sean Ramsay/Reuters)
Desde que há três anos abriu a Eco-Limo, a primeira empresa de limusinas na Califórnia a propor veículos que funcionam com energias alternativas, são cada vez mais as celebridades que escolhem uma forma mais ecológica de chegar à entrega dos Óscares e pisar o tapete vermelho.

Na edição de 2007 da cerimónia, Y Fray, dona da Eco-Limo, transportou o vencedor do Óscar de Melhor Actor, Forest Whitaker, o antigo vice-Presidente norte-americano Al Gore, e Leonardo DiCaprio.

“Leo é um cliente regular”, explica esta mulher de 50 anos que decidiu começar o negócio com a compra de um Prius, modelo “híbrido” (gasolina e electricidade) da Toyota, de estética pouco graciosa mas que consome apenas cinco litros aos 100 quilómetros, o terço da Lincoln “Town Car”, favorita dos motoristas.

“Desde então a actividade tem vindo sempre a crescer”, diz Fray. No espaço de três anos, a sua empresa estendeu-se a São Francisco e Washington e faz entre 700 e 900 viagens por mês.

Os Prius são a maioria na frota da Eco-Limo, mas também existem Mercedes e um 4x4 Ford que funciona a biocombustíveis.

Fray teve de combater o cepticismo, e por vezes hostilidade, na sua profissão, quando a imagem ecológica parecia incompatível com o sector onde primam os combustíveis fósseis e o luxo.

Mas “algumas empresas que se riram de nós no princípio deixaram de o fazer e tentam apanhar o comboio da Eco-Limo”, explica.

De facto, o número de veículos de transporte de luxo que funcionam a energias alternativas em Los Angeles “terá aumentado 300 por cento no ano passado”, estima Alan Shandeling, presidente da associação de aluguer de carros da Califórnia. Segundo ele, 50 em cada dois mil veículos alugados na cidade são “verdes”.

“É formidável que as celebridades passem a mensagem” da ecologia, comenta Elizabeth Snead, do “Los Angeles Times”. “Mas podemos questionar se é tudo aparência ou um verdadeiro comprometimento. Como acontece com tudo em Hollywood, não podemos acreditar em tudo o que vemos”.

Estatísticas

  • 3 leitores
  • 1 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1320096

Comentário + votado

Boas intenções

Bem, apreciamos a intenção, mas naturalmente que ainda não falamos de "veículos movidos a energias ...

Anónimo

19.02.2008 10:39

X

Mais em Sociedade (2 de 14 artigos)

Associação Portuguesa de Famílias Numerosas endereçou uma carta aberta aos líderes religiosos Famílias numerosas querem fim da equiparação do casamento religioso ao civil