O julgamento dos quatro portugueses detidos na Venezuela há um ano por suspeitas de pertencerem a uma rede de tráfico de droga deverá recomeçar hoje, com a leitura da acusação pela quarta vez.
O processo, que decorria na terceiro juízo do Tribunal de Macuto, próximo de Caracas, foi transferido para o primeiro juízo e será presidido por outro juiz. Depois de 16 audiências, 13 adiamentos e do afastamento de dois juízes, o processo continua na estaca zero. Como passaram mais de dez dias sobre a realização da última audiência, a prova ficou sem efeito.
Luís Santos, o arguido que era co-piloto do avião onde foram colocadas 12 malas com droga, espera que o julgamento recomece hoje.
"Depois de um ano nesta vergonha e injustiça, quando ouço o Presidente Sampaio falar com [Presidente] Hugo Chávez sobre o caso, tenho que estar esperançado", afirma, insistindo que só quer um julgamento justo.
Maria Antonieta Liz, uma das passageiras, mostrou igual vontade. "Acabaram-se as faltas", acredita.
Também Maria Margarida Mendes, outra das passageiras, se mostrou cansada com o processo: "Espero que este juiz tenha capacidade para fazer o julgamento".


