Juízes: Presidente da Associação Sindical considera normal tensão entre poder político e judicial

29.03.2009 - 17:10 Por PÚBLICO
O presidente da Associação Sindical de Juízes Portugueses, juiz desembargador António Martins, reeleito ontem, indicou à TSF que acha natural que haja tensão entre o poder político e o judicial, mas estima que os juízes estão em condições de ser “isentos e íntegros”.
“Há sempre uma apetência do poder político em criar tensões para uma menor independência do poder judicial, mas os juízes estão firmes e vigilantes e nunca permitirão, seguramente, que os cidadãos não tenham nos tribunais juízes com condições para serem independentes”, explicou.
Sobre a sua reeleição, António Martins – da lista A, que conquistou 759 votos, contra 440 da lista B – disse pretender no seu segundo mandato “dar continuidade a um trabalho e projecto desenvolvido ao longo dos últimos três anos em que centrámos a nossa actuação na dignificação da Justiça e dos juízes”.
António Martins referiu ainda que espera que a “Justiça corresponda de modo mais adequado às necessidades dos cidadãos” e assegurou que haverá vigilância “na defesa da independência do poder judicial”.
“Nessa medida, vamos acautelar as medidas necessárias para que os cidadãos possam ter nos tribunais juízes independentes e capazes de afrontar e defrontar quaisquer outros poderes sociais, económicos ou política e também pugnar pela defesa das condições socio-profissionais dos juízes”, concluiu.

