Investigação europeia coordenada por português analisa discursos e políticas anti-racistas

12.04.2010 - 15:42 Por Lusa
Analisar os discursos e políticas anti-racistas nos diversos contextos é o tema de um projecto europeu de investigação que agora se inicia, coordenado pelo português Boaventura de Sousa Santos e a incidir sobre sete países.
Portugal, França, Itália, Reino Unido, Espanha, Alemanha e Dinamarca são os países onde serão analisadas as formas como é concebido no contexto contemporâneo o que é racismo, sobretudo nos domínios da emprego e educação, adiantou à agência Lusa uma das coordenadoras executivas do projecto, Sílvia Rodriguez Maeso.
O projecto parte da hipótese de que as políticas europeias de integração não incorporam de forma suficiente medidas anti-racistas, resultando em modos de integração precários e tornando as estruturas sociais vulneráveis ao racismo.
“Desta perspectiva, o projecto foca os diferentes significados atribuídos ao (anti) racismo e à (in) tolerância, procurando analisar até que ponto os dois são concebidos como conceitos interligados”, lê-se num resumo síntese de projecto.
Pretende ainda “explorar de que forma estão imbuídos em ideias e discursos mais abrangentes sobre os desafios e/ou ameaças às democracias europeias e, mais precisamente, à (re)definição das identidades europeias em relação às actuais políticas de imigração e situações pós-coloniais”.
Segundo os investigadores, procura-se também analisar até que ponto sociedades europeias culturalmente diversas estão a testemunhar a racionalização das relações sociais e a diferenciação de um conjunto de tipologias mais ou menos recentes de racismos registados a nível regional e as suas implicações para as “culturas público-políticas”.
Sílvia Rodriguez Maeso adiantou à Lusa que se pretende analisar de que modo as políticas públicas nacionais são influenciadas pelas europeias e como elas são aplicadas nos contextos locais.
Terça e quarta-feira os cerca de 20 investigadores participantes no projeto “TOLERACE (The semantics of tolerance and (anti)racism in Europe: Public bodies and civil society in comparative perspective)”, de Portugal, Espanha, Alemanha, Reino Unido e Dinamarca, reúnem-se no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, entidade coordenadora dirigida por Boaventura de Sousa Santos.
A investigação iniciou-se no passado dia 1 de Março e prolonga-se até 28 de Fevereiro de 2013, sendo financiada pela Comissão Europeia no âmbito do 7.º Programa-Quadro.
“O projecto visa trabalhar em discussão permanente com as organizações da sociedade civil e do Estado”, realçou a investigadora, frisando que ao longo da sua vigência serão organizados vários 'workshops' e haverá “um seguimento de notícias de acontecimentos”.
A intenção é que estes temas “não fiquem fechados na discussão académica”, sublinhou Sílvia Rodriguez Maeso.

