A Indonésia pediu hoje ajuda à comunidade internacional para lidar com os gigantescos fogos florestais que consomem o país e que espalham uma espessa nuvem de fumo pelo sudeste asiático há vários dias.
Para hoje está agendada uma reunião entre os ministros do Ambiente dos governos da Indonésia, da Malásia, de Singapura, da Tailândia e do Brunei, em Pekanbaru, na ilha de Sumatra, uma das regiões mais afectadas pelos fogos.
Os vizinhos da Indonésia estão cada vez mais frustrados com a incapacidade de Jacarta em lidar com os fogos, que são recorrentes fora da época das chuvas e que causaram nas últimas semanas sérios problemas de poluição atmosférica nos países vizinhos, com especial incidência na Malásia e em Singapura.
Perante a voracidade dos incêndios, a Indonésia assumiu hoje que precisa de ajuda. "Pedimos assistência em termos de equipamento e peritos. Veremos o que nos podem oferecer", disse o ministro das Florestas indonésio, Malam Sambat Kaban.
Segundo o ministro, mais de 75 por cento dos fogos ocorrem em florestas que não são controladas pelo Governo mas sim em plantações e quintas exploradas por habitantes locais e grandes empresas privadas.
A ilha mais afectada é a de Kalimantan, na parte indonésia do Bornéu, onde já ardeu cerca de um milhão de hectares.


