Incêndios na Austrália já fizeram 96 mortos e são os piores de sempre

08.02.2009 - 11:23 Por Reuters
O balanço do número de mortos nos incêndios no sudeste da Austrália, no estado de Vitória, não para de subir, sendo já os piores incêndios de que há registo. Segundo as mais recentes informações da polícia, divulgadas às primeiras horas de segunda-feira (domingo à tarde em Portugal), são já 96 baixas confirmadas, já superiores aos 75 mortos nos incêndios de 1983, que ficaram conhecidos como a quarta-feira de cinzas.
À medida que as equipas de bombeiros vão avançando vão encontrando corpos de pessoas que tentaram fugir nos carros próprios e ficaram bloqueados pelas chamas ou foram apanhados em casa onde acabaram por morrer.
Os fogos destruíram pequenas cidades completas, como é o caso de Kinglake, a norte de Melbourne, onde pelo menos 18 pessoas perderam a vida. Há registo de 700 casas destruídas na zona.
“Choviam chamas”, disse um sobrevivente que assistiu à casa onde vivia ser consumida pelo incêndio.
Milhares de bombeiros combatem há dois dias os incêndios no estado de Vitória e Nova Gales do Sul, que segundo as últimas informações, são já perto de meia centena.
O Sul da Austrália enfrenta há duas semanas uma vaga de calor sem precedentes, que agravou as condições de seca no país. Sábado, os termómetros em Melbourne atingiram os 46,4 graus Celsius, o valor mais alto de que há registo, e em algumas áreas mais interiores as temperaturas atingiram mesmo os 47 graus.
(Notícia actualizada às 14h58)

