• Passo-a-passo para preparar um rolo de sushi
  • Passeios de mão dada por um Portugal romântico
  • A diferença de idades prejudica o sexo?

Após assalto do BES

Igreja preocupada com "xenofobia" da população portuguesa

12.08.2008 - 20:14 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Fátima celebra amanhã o 13 de Agosto, dedicado aos emigrantes Fátima celebra amanhã o 13 de Agosto, dedicado aos emigrantes (Enric Vives Rubio)
O presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana disse hoje, em Fátima, temer "uma certa xenofobia junto da população portuguesa" para com os imigrantes, devido ao assalto ao balcão do Banco Espírito Santo (BES), em Lisboa.

"Eu sempre tenho muito medo, essencialmente da opinião que é feita na rua, que não é controlada, e das pessoas que sofrem na pele com isso", afirmou D. António Vitalino Dantas na conferência de imprensa que antecedeu o início da peregrinação internacional aniversária ao Santuário de Fátima, que se celebra amnhã, dia 13 de Agosto, dedicada aos migrantes e refugiados.

Citando o assalto ao balcão do BES, o prelado mostrou-se igualmente preocupado com o "impacto" da situação decorrente da transmissão dos acontecimentos pela comunicação social.

D. António Vitalino Dantas lembrou que "tem visitado por todo o lado emigrantes portugueses nas prisões", acrescentando: "Se vissem as nossas prisões, viam que a realidade é muito diferente".

O presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana, que é também bispo de Beja, sublinhou que "o bem e o mal estão espalhados por todo o mundo", concluindo: "Temos de tornar o trigo mais forte para que o joio fique abatido".

O 13 de Agosto é o terceiro momento de peregrinação mais importante em Fátima, a seguir ao 13 de Maio e ao 13 de Outubro.

Estatísticas

  • 77 leitores
  • 45 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1338733

Comentário + votado

Erika, Brasil

Sou brasileira e me casei com português aí no Porto. Passei um horror, um verdadeiro tratamento de ...

Erika Rodrigues

11.07.2009 22:34

X

Mais em Sociedade (22 de 23 artigos)

A autarquia assegura que a descarga de efluentes não está relacionada com a interdição da praia Câmara de Peniche responsabiliza gaivotas pela poluição da água das Berlengas