• Há fanáticos de tudo, até da Eurovisão
  • Programa de rádio a partir do Hospital Júlio de Matos
  • Primeira esplanada Time Out do mundo abre na Avenida da Liberdade

Bispos

Igreja Católica disponível para conversar sobre alterações dos feriados

13.10.2011 - 10:38 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Segundo os bispos, “os feriados religiosos constam do acordo entre a Santa Sé e o Estado português” Segundo os bispos, “os feriados religiosos constam do acordo entre a Santa Sé e o Estado português” (Pedro Cunha)
A Igreja Católica portuguesa está disponível para discutir com o Governo a extinção ou a deslocação de feriados religiosos, caso as datas civis também sofram alterações, disse à Lusa o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

“A igreja naturalmente pode conversar sobre este assunto na linha da deslocação de algum feriado religioso. Naturalmente partindo do pressuposto que o Governo diminui um ou alguns feriados civis", afirmou o padre Manuel Morujão.

Segundo a mesma fonte, “os feriados religiosos constam do acordo entre a Santa Sé e o Estado português” pelo que “terá que ser a este nível que as coisas terão que ser conversadas".

Para o padre Manuel Morujão esta “não é uma questão de dogma de fé”, sendo mais “uma questão de respeito da cultura popular que tem nas festas religiosas (...) um particular interesse e apreço”.

“Não se trata propriamente da Igreja, trata-se do povo e da religiosidade do povo português. É fácil de ver que há certas festas que são inamovíveis. Não vamos celebrar o Natal a 23 ou 27 de Dezembro”, exemplificou.

De acordo com o padre Manuel Morujão, o “respeitar as datas é um ponto que tem a sua importância, mais nuns casos do que noutros".

Na quarta-feira, o ministro da Economia anunciou em reunião de concertação social que os feriados a eliminar serão discutidos nas próximas reuniões.

O Governo pondera reduzir o número de feriados que os portugueses poderão gozar já em 2012, pretendendo ainda colar outros ao fim-de-semana, para evitar as pontes.

Estatísticas

  • 17 leitores
  • 29 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1516266

Comentário + votado

Não somos um estado laico?

Mas o estado português não é laico??Por que raio tem a igreja de ser ouvida ??Porque tem a igreja ...

Raquel Vila

13.10.2011 12:43

X

Mais em Sociedade (6 de 27 artigos)

Em causa a colocação de todos os elementos da PSP na nova tabela remuneratória Fenpol põe Estado em tribunal pelo incumprimento do estatuto profissional da PSP