As autoridades do Níger “confirmaram oficialmente” a descoberta de animais infectados com o H5N1, a estirpe mais patogénica do vírus responsável pela gripe das aves.
“Confirmamos oficialmente que a gripe aviária H5N1 existe na zona de Magaria e na vizinha de Dan Bardé”, revelou o ministro para os Recursos Animais, Abdoulaye Djina, numa declaração à rádio nacional, após uma reunião de emergência do Governo.
Segundo o responsável, o vírus foi detectado em “colheitas efectuadas nos dias 14 e 17 de Fevereiro” naquelas regiões, próximas da fronteira com a Nigéria, o primeiro país africano a registar casos de gripe das aves provocada pela estirpe oriunda da Ásia.
O responsável adiantou que “da meia centena de amostras enviadas para um laboratório em Itália, duas recolhidas em patos estavam infectadas com o H5N1”.
Face ao foco, o Níger ordenou “o confinamento das aves na zona realmente infectada” e criou uma zona “de alta vigilância” nos dez quilómetros em redor da zona de contágio.
As autoridades prevêem também “o abate maciço” de aves nas zonas onde foi detectado o vírus.
Ontem, o director geral da Organização Mundial de Saúde Animal, Bernard Vallat, tinha anunciado que o “vírus entrou no Níger”, mas não revelou onde foram detectados os casos de contaminação.


