• Já cheira a Verão
  • Programa de rádio a partir do Hospital Júlio de Matos
  • TENS, a produtora de conteúdos que levou dois portugueses para Barcelona

Consumo de carne de aves cai a pique

Gripe das aves: Itália confirma oito casos do vírus H5N1

15.02.2006 - 08:54 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O primeiro efeito dos casos de gripe das aves foi a queda do consumo de carne avícola O primeiro efeito dos casos de gripe das aves foi a queda do consumo de carne avícola (Miguel Silva/PÚBLICO (arquivo))
As autoridades veterinárias de Itália confirmaram que os dois cisnes reais encontrados mortos nas províncias de Foggia e Lecce, no sul, estavam infectados com o vírus H5N1 da gripe das aves, o que eleva para oito o número de casos confirmados no país.

Os dois últimos casos - que deram resultados positivos num primeiro teste - foram confirmados ontem à noite pelo director do Instituto Zooprofiláctico Experimental de Veneza, Stefano Marangon, depois de terem sido realizadas novas análises às aves.

A detecção de casos de gripe das aves no país suscitou grande preocupação entre os consumidores, o que fez com que a venda de carne de aves tivesse caído a pique. Perante esta situação, o ministro da Saúde, Francesco Storace, insistiu ontem à noite que se a carne for cozinhada a uma temperatura de pelo menos 70 graus centígrados não existe nenhum perigo de contágio para o homem, mesmo que o animal seja portador do vírus H5N1.

"Aconselhamos as pessoas a adquirir frangos que tenham a etiqueta de garantia. É uma forma elementar de precaução", afirmou o ministro da Saúde durante um programa na televisão pública RAI.

Também o director do Instituto Zooprolifáctico de Veneza assegurou que até agora não foi detectado nenhum caso no qual o vírus tenha sido transmitido ao homem através da alimentação. "Nem mesmo nos países asiáticos, onde a propagação da gripe aviária nos frangos continua a ser muito alta", se verificou transmissão ao homem, disse o responsável.

Estatísticas

  • 9 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1247914

Comentário + votado

X

Mais em Sociedade (3 de 23 artigos)

Fátima Felgueiras, acusada num escândalo de corrupção, esteve fugida no Brasil entre Maio de 2003 e Setembro de 2005 Fátima Felgueiras recebeu pensão mensal de 3499 euros enquanto esteve no Brasil