• TENS, a produtora de conteúdos que levou dois portugueses para Barcelona
  • Kiev, a porta de entrada da Ucrânia
  • Restaurantes de topo com menus a 20 euros

Na ilha de Rügen

Gripe das aves: confirmados 22 novos casos de H5N1 na Alemanha

21.02.2006 - 18:56 Por AP

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Soldados alemães estão a apoiar as autoridades locais na recolha de animais mortos Soldados alemães estão a apoiar as autoridades locais na recolha de animais mortos (Jens Buettner/EPA)
Testes confirmaram a existência de 22 novos casos de vírus H5N1 da gripe das aves na ilha alemã de Rügen, no mar Báltico, avançou hoje o Institut Friedrich-Loeffler, responsável pela saúde animal na Alemanha.

Com estes resultados, sobe para 103 o número total de casos de H5N1 (forma altamente patogénica transmissível ao homem) detectados em aves selvagens na Alemanha. Até agora, não há registo de contaminação de qualquer ave doméstica ou ser humano no país.

A separação de aves na zona de Rügen foi ordenada, bem como a mobilização de 300 tropas para ajudarem à recolha de animais mortos pelo vírus e à desinfecção de viaturas, equipamentos e pessoas que abandonem a zona onde foram detectadas as infecções com o vírus. Soldados veterinários foram igualmente chamados para apoiarem as autoridades locais.

A chanceler alemã Angela Merkel apelou aos agricultores e criadores que acatem a ordem do Ministério da Agricultura em manter os seus animais em cativeiro, sublinhando que se trata da melhor forma para impedir a propagação do vírus entre as aves domésticas. “Toda a nossa atenção deve ser concentrada em manter longe esta situação”, afirmou Merkel.

Os primeiros casos do vírus H5N1 foram confirmados no passado dia 15 em três aves mortas encontradas em Rügen.

Estatísticas

  • 0 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1248585

Comentário + votado

X

Mais em Sociedade (23 de 24 artigos)

A diminuição de 25 milhões de euros resulta da diferença entre o crescimento das despesas e das receitas Saldo da Segurança Social caiu 8,6 por cento nos primeiros nove meses 2005