O secretário de Estado da Saúde, Francisco Ramos, defendeu hoje que a concentração de maternidades conduz à melhoria dos serviços prestados e confirmou ter recebido um estudo sobre o assunto, mas frisou que não tomou ainda qualquer decisão sobre o encerramento de unidades.
No Parlamento, em resposta a uma pergunta do PSD sobre o eventual encerramento da maternidade do Hospital de Barcelos, o secretário de Estado da Saúde confirmou que existe um estudo de uma comissão técnica sobre as maternidades do país.
"O relatório foi entregue ontem ao ministro da Saúde e está a ser analisado", declarou o secretário de Estado da Saúde, sem referir detalhes sobre o documento e frisando que "não há nenhuma decisão política sobre as consequências desse relatório".
Francisco Ramos acrescentou que "o Governo decidirá com respeito exclusivamente pelos interesses das mulheres e crianças de Barcelos e de todo o país", tendo como único objectivo "a melhoria da qualidade da assistência durante a gravidez, o parto e o pós-parto" e não tendo como base "critérios económicos".
Embora acentuando não existir qualquer decisão, o secretário de Estado defendeu que está comprovado que "as melhorias dos indicadores nesta matéria devem-se à concentração dos partos em hospitais e maternidades de grande dimensão", salientando que "esse caminho foi iniciado pelo PSD".
Francisco Ramos foi confrontado, por parte do deputado do PSD Fernando Santos Pereira, com os dados sobre a juventude da população de Barcelos - "quase metade com menos de 30 anos" - e com a acusação de que o Governo quer "lavar as mãos" e "escudar-se num relatório".
"Não nos escondemos atrás de pareceres técnicos. As decisões serão políticas, mas necessariamente fundadas em questões técnicas", respondeu o governante, adiantando que quando for ouvido em conjunto com o ministro da Saúde em comissão parlamentar, na próxima terça-feira, "o relatório será entregue" aos deputados.


