O fumo passivo mata mais de 79 mil pessoas por ano na União Europeia (UE), 1519 das quais em Portugal, concluiu um estudo europeu divulgado hoje, no âmbito da campanha "HELP - Por uma vida sem tabaco".
O estudo, que vem alertar para os benefícios de uma Europa sem tabaco, foi elaborado por quatro organizações europeias, tendo sido concluído em Fevereiro passado, mas só agora está a ser divulgado.
A colaboração entre a "European Respiratory Society", a "European Heart Network", o "Cancer Research UK" e o "Institut National du Câncer" resultou no relatório "Lifting the Smokescreen".
Com base em dados de 2002, os investigadores concluíram que 79.449 pessoas morrem todos os anos na UE devido ao fumo passivo, das quais cerca de 61 mil por doença isquémica cardíaca e enfarte, mais de 13 mil com cancro do pulmão e cinco mil de doença respiratória crónica não-neoplásica.
A investigação permitiu também concluir que, das 79.449 mortes, mais de sete mil são causadas pela exposição ao fumo passivo no trabalho, 69 das quais em Portugal. O fumo passivo em casa foi responsável por 1450 mortes em Portugal em 2002.
Konrad Jamrozik, professor de Epidemiologia da Escola de Saúde Pública da Universidade de Queensland, que conduziu o estudo, descobriu ainda que o fumo passivo é responsável pela morte de 19.242 não-fumadores na UE todos os anos e, dessas mortes, cerca de 2800 são provocadas pela exposição ao fumo passivo no local de trabalho. Os dados relativos a Portugal apontam para a morte de 457 não-fumadores vítimas de fumo passivo.
"Estes números são tanto mais impressionantes se tivermos em conta que se tratam de estimativas cautelosas e que erram por defeito, omitindo as mortes na infância causadas por fumo passivo, assim como as mortes de adultos relaciona das com outras doenças causadas por fumo activo e a morbidade mais significativa, tanto aguda como crónica, provocada pelo fumo passivo", segundo a fonte ligada à divulgação do estudo em Portugal.
O objectivo principal do estudo é "mostrar aos políticos de toda a Europa que só existem vantagens com a introdução de legislação que proíba fumar em locais públicos e de trabalho, incluindo bares e restaurantes", de acordo com a mesma fonte.
O Governo português está a elaborar um projecto de diploma que impõe restrições ao tabagismo, após ouvir diversas entidades e promover uma discussão pública sobre o assunto. O projecto de diploma será depois discutido e aprovado em Conselho de Ministros, seguindo sob a forma de proposta de lei para a Assembleia da República, para uma nova fase de debate e aprovação.
A campanha HELP - Por uma vida sem tabaco, promovida pela Comissão Europeia e no âmbito da qual o estudo foi divulgado, tem como objectivo persuadir os cidadãos dos 25 países da UE, sobretudo os jovens, a não começarem ou a deixarem de fumar.


