Os dois incêndios que lavravam hoje ao início da manhã em Leiria e no Parque Natural do Alvão, em Vila Real, já estão circunscritos. O fogo em Ponte de Pedra, no concelho de Pedrógão Grande, mobilizou 303 bombeiros e 73 veículos, de acordo com o balanço do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.
O incêndio que deflagrou no Parque Natural do Alvão, distrito e concelho de Vila Real, obrigou ontem à retirada de mais de 200 pessoas das duas casas. Hoje de manhã estavam a combater as chamas 186 bombeiros e 57 veículos.
De acordo com o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, os restantes incêndios que lavravam ontem encontram-se em fase de rescaldo e vigilância. Às 07h30 estavam envolvidos em acções de combate, rescaldo e vigilância 1070 bombeiros, apoiados por 294 veículos.
Os incêndios já consumiram este ano 134.500 hectares, mais do que em todo o ano passado, quando foram consumidos pelas chamas 129.539 hectares, segundo uma estimativa da Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF).
Até 14 de Agosto, a DGRF contabilizou 114.517 hectares de floresta ardida, mas tendo em conta os fogos dos últimos dias - nomeadamente o grande incêndio no concelho de Pampilhosa da Serra - a DGRF estima que tenham ardido 134.500 hectares de floresta.
Os dados da DGRF indicam que até ao dia 14 de Agosto ocorreram 5144 incêndios florestais e 18.477 fogachos (menos de um hectare de área ardida).
Em 2004, os incêndios destruíram 129.539 hectares e em 2003 o valor da área ardida ultrapassou os 425 mil hectares (a maior área total devastada pelos fogos nos últimos 20 anos).
Este ano morreram pelo menos 11 pessoas - oito das quais bombeiros - em consequência directa dos incêndios florestais.


