• |
  • Iphone
  • |
  • Mobile
  • |
  • RSS
  • |
  • Twitter
  • |
  • Facebook
  • Siga-nos em:
  • Siga-nos no Twitter
  • Ganhe um dos 5 convites duplos para a antestreia de "Como Treinares o Teu Dragão"
  • Montreal é uma festa todo o ano

Conselho Nacional do partido

Face Oculta: CDS desconhece alegados donativos do principal suspeito

10.11.2009 - 10:50 Por PÚBLICO, Lusa

O secretário-geral do CDS-PP, João Almeida, afirmou esta madrugada que o seu partido não tem conhecimento de qualquer donativo recebido de Manuel Godinho, o principal suspeito na investigação Face Oculta.
Manuel José Godinho foi colocado em prisão preventiva Manuel José Godinho foi colocado em prisão preventiva (Adriano Miranda (arquivo))

"Não consta das contas de 2001, e não consta das contas centrais nenhuma transferência, nenhum cheque, em nome da pessoa em causa. Portanto, não aconteceu para as contas centrais do partido", afirmou o dirigente, esta madrugada, em Coimbra, no termo de uma reunião do Conselho Nacional do CDS-PP.

No entendimento de João Almeida, "a única hipótese, a ter existido esse donativo, é de ele ter sido feito para alguma campanha ao nível local", em virtude de 2001 ter sido um ano de eleições autárquicas. "Mesmo isso não tenho qualquer informação que o possa confirmar", sublinhou o dirigente. Embora escusando-se a comentar a notícia de donativos pelo suspeito principal da Face Oculta, o líder do CDS, Paulo Portas, observou: "Não se distraiam atenções."

Hoje, o arguido no processo Face Oculta Namércio Cunha chegou, por volta das 10h30, ao Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Aveiro, onde conhecerá as medidas de coacção a que ficará sujeito no âmbito daquele caso.

Pouco antes, o juiz presidente da Comarca do Baixo Vouga, Paulo Brandão, informou os jornalistas que estão no local de que o interrogatório a Namércio Cunha tinha terminado ontem à noite e que o arguido viria hoje de manhã ouvir as eventuais medidas de coacção decretadas pelo juiz de instrução, António Costa Gomes. Namércio Cunha começou a ser interrogado sexta-feira passada, tendo nesse dia à noite sido interrompida a inquirição, recomeçando ontem de manhã.

Segundo a investigação, Namércio Cunha estabelecia a ponte entre o principal arguido do processo, o empresário Manuel José Godinho, e a REN-Redes Eléctricas Nacionais, a empresa dirigida por José Penedos, outro arguido do processo.

Audição de Paiva Nunes adiada

Entretanto, a audição do arguido Domingos Paiva Nunes, da EDP, no âmbito do processo Face Oculta, foi hoje adiada pelo juiz de instrução criminal da comarca do Baixo Vouga, em Aveiro, anunciou o advogado Castanheira Barros.

Desde o dia 30 de Outubro, aquando do início dos interrogatórios judiciais, um arguido foi colocado em prisão preventiva (o empresário Manuel José Godinho) e três outros foram suspensos de funções: Manuel Guiomar, quadro da Refer, Mário Pinho, funcionário da Repartição de Finanças de São João da Madeira, e José Lopes Valentim, também quadro da Refer-Rede Ferroviária Nacional.

A Polícia Judiciária (PJ) desencadeou no dia 28 de Outubro a operação Face Oculta em vários pontos do país, no âmbito de uma investigação relacionada com alegados crimes económicos de um grupo empresarial de Ovar que integra a O2-Tratamento e Limpezas Ambientais, a que está ligado Manuel José Godinho.

No decurso da operação foram efectuadas cerca de 30 buscas, domiciliárias e a postos de trabalho, e 15 pessoas foram constituídas arguidas, incluindo Armando Vara, vice-presidente do Millennium BCP (que suspendeu as funções), José Penedos e o seu filho Paulo Penedos, advogado da empresa SCI-Sociedade Comercial e Industrial de Metalomecânica SA, de Manuel José Godinho.

Um administrador da Indústria de Desmilitarização da Defesa (IDD) também foi constituído arguido no processo Face Oculta, segundo o presidente da EMPORDEF, a holding das indústrias de defesa portuguesas.

Notícia actualizada às 11h17

  • 1265 leitores
  • 18 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1409181

Comentário + votado

Bolas...

Será que me esqueci de declarar esses trocos quando enfatizei que sou o mais honesto e que ...

Jacinto Leite Capelo Rego

10.11.2009 12:04

Login