Especialistas alertam para propagação do H5N1 em aves domésticas da Europa

28.02.2006 - 14:42 Por Reuters, PUBLICO.PT, AP
A Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE) considerou hoje “altamente provável” que o vírus H5N1 atinja aves domésticas de diversos países europeus, tal como aconteceu em França. A propagação da infecção poderá aumentar na Primavera, com a chegada à Europa de aves migratórias contaminadas.
“A propagação da infecção a aves domésticas em outros países europeus e estados vizinhos é altamente provável e pode ainda piorar com a chegada à Europa de aves infectadas de África e do Médio Oriente na Primavera”, afirmou em comunicado a organização.
Esta advertência da OIE, com sede em Paris, surge após um encontro de dois dias, na capital francesa, de peritos veterinários de 50 países europeus, com a finalidade de definir estratégias comuns para o combate à gripe aviária.
Os especialistas sublinham que “todos os países do mundo necessitam de controlar o vírus”, frisando que a incúria de um só estado pode colocar em risco todos os outros.
O director da OIE, Bernard Vallat, reforçou esta ideia, afirmando que “o risco é alto para toda a gente”.
“Nunca lidámos com uma estirpe viral tão perigosa, capaz de se espalhar por tantos países em tão pouco tempo e ainda capaz de infectar aves selvagens, permitindo a sua propagação em diversos continentes”, disse Vallat aos jornalistas, acrescentando: “Todos os países do mundo necessitam de controlar o vírus”.
No sábado, a França confirmou a presença do H5N1 - a estirpe mais perigosa do vírus da gripe aviária - em aves domésticas, numa quinta com 11 mil aves, no Sudeste do país.

