Os deputados espanhóis aprovaram hoje a lei que legaliza os casamentos entre pessoas do mesmo sexo e que dá aos casais homossexuais o direito à adopção de crianças.
Espanha torna-se assim no terceiro país do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, depois da Holanda e da Bélgica. O Canadá deu ontem um passo no sentido da legalização dos matrimónios homossexuais, mas o projecto de lei tem ainda de passar pelo Senado para que a lei entre em vigor, o que se prevê que possa acontecer até ao final de Julho.
O Congresso espanhol (Câmara Baixa do Parlamento) aprovou a lei apresentada pelo Partido Socialista (no poder), com 187 votos a favor, 147 contra e quatro abstenções.
Os primeiros casamentos entre pessoas do mesmo sexo podem começar a ser efectuados depois de a lei ser publicada no diário oficial do Estado espanhol, o que deverá acontecer dentro de 15 dias.


