A Tailândia confirmou hoje os primeiros casos da gripe A (H1N1), de dois cidadãos que estiveram recentemente no México, tornando-se o primeiro país do Sudeste asiático a ser afectado pelo vírus – e o segundo asiático a seguir à China.
Enquanto isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que o número de casos ultrapassou os 5 mil: há neste momento 5251 casos confirmados no mundo, em 30 países, com 61 mortos.
Nos casos tailandeses, trata-se de duas pessoas que tiveram febre pouco alta e que já se restabeleceram depois de terem tomado medicamentos antivirais. As duas foram separadamente ao México. Na Tailândia há ainda outras três pessoas sob observação que estiveram em contacto com a primeira infectada, e outras cinco que estiveram em contacto com a segunda. Não há qualquer detalhe sobre a identidade dos doentes: nem sequer o sexo ou a idade. “As pessoas têm direito à confidencialidade”, justificou o ministro da Saúde Pública.
A Tailândia tinha sido um dos países mais afectados pela gripe das aves (vírus H5N1) com 25 casos humanos oficialmente confirmados desde 2004, dos quais 17 morreram.
Na Europa, a Finlândia confirmou dois casos da nova estirpe do vírus da gripe, os primeiros no país. São dois jovens, um homem e uma mulher, que passaram umas duas semanas no México recentemente. Estão a ser tratados em casa e os seus familiares próximos foram contactados e todos estão saudáveis. O caso no país nórdico segue-se a outros na Dinamarca, Suécia e Noruega.
Do outro lado do Atlântico, em Cuba, um estudante mexicano é o primeiro caso confirmado da nova estirpe do vírus H1N1 no país. Faz parte de um grupo de 25 estudantes mexicanos que tinham chegado a Cuba a 25 de Abril, e 14 deles tinham sintomas de gripe. Alguns ficaram de quarentena, mas de todos apenas um caso se revelou positivo.


