Corrupção no futebol: Relação do Porto arquiva processo contra Pinto da Costa

12.02.2009 - 12:47 Por António Arnaldo Mesquita
O Tribunal da Relação do Porto arquivou o processo relacionado com alegados favores sexuais a árbitros no final do jogo do FC Porto-Estrela da Amadora (2-0), que ficou conhecido como o "caso da fruta".
Os desembargadores indeferiram o recurso do Ministério Público que impugnava a decisão do juiz de instrução criminal, Artur Guimarães Ribeiro, de não pronunciar dois dirigentes do FC do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa e Reinaldo Teles, o empresário António Araújo, e o ex- árbitro Jacinto Paixão e respectivos auxiliares da acusação de corrupção. A decisão do juiz de instrução considerou que Carolina Salgado prestou um falso depoimento.
Os desembargadores não atribuíram também credibilidade ao depoimento da ex- namorada do presidente do FC Porto, que esteve na origem da reabertura do processo pela equipa especial do Apito Dourado criada por Pinto Monteiro, procurador-geral da República. Em causa estariam alegados favores sexuais de três mulheres, intermediados por António Araújo, ao trio de arbitragem alentejano, em que terá sido usada linguagem cifrada, com alusões a “fruta para dormir”, que acabaria por ajudar a popularizar o inquérito.

