Renovação é independente da data de validade do documento

Condutores com 50 e 60 anos recebem a partir de Outubro avisos para renovarem carta

18.09.2008 - 15:46 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Após a recepção do aviso, os condutores têm até seis meses para fazer a revalidação da carta Após a recepção do aviso, os condutores têm até seis meses para fazer a revalidação da carta (Nelson Garrido)
Os condutores com 50 ou 60 anos vão ser alertados por carta, a partir do próximo mês, para o prazo limite da renovação da carta de condução.

Desde 1 de Janeiro que os condutores que completem 50 ou 60 anos têm de renovar a carta independentemente da data de validade do documento. Também os motoristas de veículos pesados de mercadorias e de passageiros têm que revalidar o título aos 40 anos.

Para os informar, o Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres (IMTT) decidiu enviar por correio avisos a todos os condutores que necessitem de renovar a carta, recomendando que tratem da revalidação no prazo de seis meses.

Fonte do instituto sublinhou em declarações à Lusa que desde Junho já foram enviados 3673 avisos aos motoristas de veículos pesados de mercadorias e de passageiros que completam 40 anos. Os condutores com 50 ou 60 anos só vão começar a receber as cartas sobre o prazo limite da revalidação a partir de Outubro.

Os limites de idade para a renovação de cartas foram alterados em 2005, mas só entraram em vigor em Janeiro último e foram introduzidos, no caso dos condutores de veículos ligeiros e motociclos, dois novos escalões etários: 50 e 60 anos.

Na prática, para estes condutores, a primeira renovação, que se fazia aos 65 anos, começou a fazer-se 15 anos mais cedo, tendo sido ainda introduzida a obrigatoriedade de uma segunda renovação dez anos depois. Mantém-se ainda a obrigação de revalidar a carta aos 65 e aos 70 anos e, posteriormente, de dois em dois anos.

No caso dos veículos pesados de mercadorias, a revalidação da carta faz-se a partir dos 40 anos, de cinco em cinco anos até aos 65 e posteriormente de dois em dois anos.

Os condutores dos veículos pesados de passageiros devem renovar o título também aos 40 anos e de cinco em cinco anos até aos 60, não havendo renovações a partir dessa idade.

Os novos prazos para renovação das cartas "visam um controlo mais rigoroso das aptidões física e psíquica dos condutores", segundo o IMTT.

Os condutores que deixem passar o prazo de renovação da carta têm até dois anos para o fazer, sem necessidade de provas de exame. No entanto, se forem apanhados numa fiscalização de trânsito, estão sujeitos ao pagamento de uma multa.

Estatísticas

  • 28 leitores
  • 2 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1343200

Comentário + votado

Mais uma pérola

Cá está uma boa ideia sim senhor ... Lembrar por carta ás pessoas que acabaram de fazer 50 e 60 ...

Paulo Silva

21.09.2008 09:17

X

Mais em Sociedade (16 de 25 artigos)

O tabaco terá custado 490 milhões de euros ao país em 2005, segundo as contas dos investigadores O tabaco matou três vezes mais do que o álcool em Portugal