Um pouco por todo o país o vento forte e chuva fizeram estragos

Concelhos em Lisboa, Faro e Castelo Branco com falhas de energia

23.12.2009 - 12:23 Por Lusa, PÚBLICO

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O vento forte atingiu grande parte do país O vento forte atingiu grande parte do país (Sérgio Azenha)
Vários zonas dos concelhos da Lourinhã, Torres Vedras, Mafra e Peniche, no distrito de Lisboa, de Silves e Portimão (Faro) e da Sertã (Castelo Branco) ficaram sem abastecimento de energia depois do vento forte e da chuva registados esta madrugada e que se prolongaram durante a manhã. A EDP confirma as falhas mas não avança quando será reposta a electricidade.

O mau tempo desta noite provocou o corte de linhas e partiu postos de transformação. Segundo fonte da EDP, citada pela Lusa, não é ainda possível precisar quando será reposta a energia nestas localidades, de onde têm chegado pedidos de informação sobre o corte de energia, mas espera-se que venha a ocorrer durante o dia de hoje.

A EDP não avança as razões técnicas que terão levado às falhas de energia, adiantando apenas que a existência de muitas vias rodoviárias intransitáveis naqueles concelhos, devido à queda de árvores, está a dificultar o acesso das equipas de reparação da empresa.

A região do Oeste do país foi uma das mais afectadas pelo vento forte que esta madrugada se fez sentir. Uma família ficou desalojada na vila do Bombarral, depois da habitação ter ficado com o telhado destruído pelo temporal, disse à Lusa o comandante dos bombeiros locais, Pedro Lourenço. Também no Cadaval um casal teve de ser realojado, depois de o telhado da casa ter ficado destruído, ficando a casa sem condições de habitabilidade, disse o comandante dos bombeiros do Cadaval, José Carlos Caetano. Na região, são os únicos casos que se conhecem de desalojados, não havendo registos de feridos.

Telhados de habitações, pavilhões municipais, como o da Expotorres em Torres Vedras ou da cooperativa agrícola Frutus, no Cadaval, bem como estruturas de armazéns ficaram em grande parte destruídos. O forte temporal provocou ainda a queda de postes de electricidade. A câmara de Torres Vedras decidiu, entretanto, accionar o plano de municipal de emergência.

Plano de emergência accionado na Covilhã e Torres Vedras

Na Lourinhã, a câmara decidiu também accionar o plano municipal de emergência na sequência do mau tempo. “Decidimos accionar o plano municipal de emergência pela necessidade de nos articularmos com outras entidades, para apurar situações urgentes e para a gestão dos meios no terreno”, adiantou o presidente da câmara da Lourinhã, José Manuel Custódio. O autarca contou que na região a “situação é muito grave”. “O cenário é devastador. Há casas, armazéns, associações e colectividades destelhadas, postes caídos, árvores arrancadas pela raiz e estradas sem sinalização de trânsito e as placas com os nomes das localidades derrubadas”, referiu, salientando contudo que não há vítimas a lamentar.

José Manuel Custódio indicou que parte do concelho está sem electricidade e comunicações.

Mais a Sul, no Alentejo, pelo menos três dezenas de árvores e onze inundações foram registadas pelos bombeiros. A maior parte da queda de árvores ocorreu nos concelhos de Portalegre, Ponte Sor, Castelo de Vide, Elvas, Nisa, Crato, Gavião, Campo Maior, Avis, Monforte e Marvão. No distrito de Beja, os bombeiros registaram a queda de nove árvores, enquanto na zona de Évora foram contabilizadas três. Quanto a inundações, oito ocorreram na zona de Beja e três em Évora.

Neve trava condutores no IP4

No Itinerário Principal 4 (IP4), que permanece cortado ao trânsito entre Quintanilha (Bragança) e Macedo de Cavaleiros, alguns automobilistas ficaram retidos na neve, na zona do Alto de Santa Comba de Rossas. O comandante distrital de operações de socorro de Bragança, tenente-coronel Melo Gomes, disse à Lusa que dois limpa-neves estão a proceder à limpeza na via e que a situação deverá estar resolvida em breve.

Pela terceira vez em uma semana, a neve voltou a cair em Bragança, hoje com maior intensidade. Segundo o comandante, entretanto já reabriu ao trânsito o IP2, em toda a sua extensão, e as nacionais 103, entre Bragança e Vinhais, e 315, entre o nó do Mouco e Alfandega da Fé.

Estatísticas

  • 24 leitores
  • 7 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1415138

Comentário + votado

Peniche

Peniche é distrito de Leiria (infelizmemnte)

A rafael

24.12.2009 01:12

X

Mais em Sociedade (5 de 12 artigos)

Bispo de Viseu diz que casamento homossexual é "atentado à família"