Comissão propõe novo imposto para salvar o Serviço Nacional de Saúde

11.01.2007 - 09:50 Por PUBLICO.PT
A comissão nomeada pelo Governo para estudar o modelo de financiamento do Serviço Nacional de Saúde propõe a criação de um novo imposto para garantir a sobrevivência do sistema.
Esta é a principal novidade do Relatório Intercalar de Progresso da Comissão de Acompanhamento, que foi apresentado em Agosto aos ministros da Saúde e das Finanças, e cujas propostas foram ontem discutidas com assessores dos dois ministérios, adianta a edição de hoje do "Diário Económico".
A comissão propõe ainda a criação de um seguro complementar público voluntário, em que as coberturas adicionais seriam garantidas em troca do pagamento de contribuições, eventualmente ligadas ao rendimento dos beneficiários.
É proposto o fim de todos os subsistemas de saúde e a actualização das taxas moderadoras e das novas taxas de internamento e cirurgia. Esta actualização deverá corresponder a valores pelo menos iguais à inflação ou mesmo superiores, "no caso de um crescimento muito acelerado dos custos unitários de prestação de cuidados médicos".

