Seis distritos encontram-se hoje sob aviso amarelo, devido às previsões do Instituto de Meteorologia que apontam para a ocorrência de chuva.
Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro e Viseu são os seis distritos para os quais está prevista a ocorrência de chuva, que irá cair com alguma intensidade, razão pela qual o Instituto de Meteorologia os colocou sob aviso amarelo, o segundo de uma escala de quatro. No resto do país irá registar-se uma descida da temperatura máxima, mais acentuada nas regiões do interior.
Para o dia de hoje, está ainda previsto céu muito nublado nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, com períodos de chuva, que se tornará forte no Minho e no Douro Litoral, ao final do dia.
O vento soprará fraco (inferior a 20 quilómetros/hora) do quadrante oeste, tornando-se moderado (20 a 35 quilómetros/hora) de sudoeste, no litoral. Já nas terras altas, o vento será moderado a forte (30 a 50 quilómetros/hora).
Nas regiões a sul do referido sistema montanhoso, o céu apresentar-se-á igualmente muito nublado, embora com a nebulosidade a diminuir até meio da manhã, no Baixo Alentejo e no Algarve.
Durante o dia, deverão ser ainda registados períodos de chuva fraca, por vezes moderada, com o vento a soprar fraco a moderado (10 a 30 quilómetros/hora) do quadrante oeste.
Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental a norte do Cabo Carvoeiro as ondas serão de oeste com um a dois metros, aumentando depois para os dois a três metros, e com a temperatura da água do mar a registar os 16 graus Celsius. Na costa ocidental a sul desse ponto, as ondas deverão atingir uma altura entre um e dois metros, com a temperatura da água a oscilar entre os 17º e os 18º. Na costa sul, as ondas serão de sudoeste, com um metro de altura e 18º a 19º de temperatura.
As temperaturas máximas previstas são de 19º no Porto, 21º em Ponta Delgada, 23º em Lisboa e no Funchal e 26º em Faro.


