• Do Brasil a Portugal vão 6764.257 km de ilustração
  • O melhor e o pior da passadeira vermelha
  • Restaurantes de topo com menus a 20 euros

Investigação

Chá verde diminui gordura concentrada na barriga

19.07.2010 - 16:08 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  5 votos 
O chá verde diminui o tecido adiposo mais prejudicial para a saúde O chá verde diminui o tecido adiposo mais prejudicial para a saúde (Manuel Roberto)
Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto concluiu que o consumo de chá verde favorece a redistribuição da gordura corporal, diminuindo o tecido adiposo mais prejudicial para a saúde.

O estudo dos cientistas, hoje divulgado, permitiu concluir que o chá verde leva à diminuição do tecido adiposo visceral (a gordura que se concentra na barriga), mais nefasto para a saúde do que o tecido adiposo subcutâneo (gordura que se acumula por debaixo da pele, sobretudo nas coxas e nádegas).

A investigação, integrada num estudo dos efeitos de vários componentes alimentares na gordura corporal, avaliou dois grupos de ratos – a um foi dado a beber chá verde e a outro água, durante meio ano.

Todos os animais aumentaram de peso ao longo deste período, mas os ratos do grupo que consumiu chá “ganharam menos peso do que o grupo de controlo”, adiantam os especialistas daquela faculdade

Os cientistas analisaram ainda as diferenças encontradas no tecido adiposo subcutâneo e visceral nos dois grupos de ratos, tendo verificado que o tecido adiposo dos animais que beberam chá apresentava um número maior de células em proliferação e adipócitos (células que armazenam gordura) mais pequenos do que os do grupo de controlo.

O grupo que bebeu chá também apresentou um aumento do número de células em apoptose (morte celular programada) no tecido adiposo visceral, favorecendo a sua redução.

“Estes resultados podem advir da estimulação da produção de estrogénios no tecido adiposo provocada pelo chá verde”, observa a cientista Rosário Monteiro, do Serviço de Bioquímica da Faculdade de Medicina.

Conclui-se assim, sustenta, que “o consumo de chá verde interfere na organização da gordura corporal, criando um padrão celular mais saudável e menos propenso ao desenvolvimento de patologias”.

Estatísticas

  • 39 leitores
  • 2 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1447808

Comentário + votado

Validade das conclusões? Autores?

Faz-me um pouco de confusão que não se faça referência aos autores deste ...

Inês Ramos

22.07.2010 09:48

X

Mais em Sociedade (22 de 27 artigos)

Cientistas declaram "nova era" na descoberta da vacina contra a sida