• "O que há de novo no amor?": este filme é um milagre
  • Volta ilustrada à cidade
  • E se para comprares um disco externo pagasses direitos de autor?

Dados do INE

Casos de sida diagnosticados diminuiram entre 2000 e 2006 mas pedidos de apoio aumentam

12.02.2008 - 19:31

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
A Liga Portuguesa contra a Sida diz que os pedidos de apoio que chegam à associação têm crescido A Liga Portuguesa contra a Sida diz que os pedidos de apoio que chegam à associação têm crescido (DR)
O Instituto Nacional de Estatística revelou hoje que o número de casos de sida diagnosticados diminuiu entre 2000 e 2006, mas a Liga Portuguesa contra a doença diz que recebe cada vez mais pedidos de apoio.

De acordo com os dados do INE, em 2000 foram diagnosticados 1022 novos casos de sida enquanto em 2006 o número de novos casos foi de 577, um decréscimo de 56,5 por cento.

"Os números valem o que valem", comentou à Lusa a presidente da Liga Portuguesa Contra a Sida Maria Eugénia Saraiva, afirmando que, a contrastar com o decréscimo de 56,5 por cento referido pelo INE, a instituição que dirige tem vindo a receber um número cada vez maior de pedidos de informação e de apoio.

"O que conta para a Liga são as pessoas e a verdade é que o número de famílias que apoiamos subiu de 350, em 2006, para 400, em 2007, assim como têm vindo a aumentar as chamadas para a Linha SOS SIDA [800 20 10 40]", assinalou a responsável.

Para Maria Eugénia Saraiva, "se a informação do INE corresponder à realidade, é sinal que o trabalho de prevenção feito pela Liga e por outras organizações não governamentais está a dar frutos".

Porém, a Liga Portuguesa Contra a Sida orienta-se pelos dados do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, segundo o qual "existem 35 mil pessoas infectadas com o HIV em Portugal", afirmou a responsável, acrescentando que "a existência de abundantes casos não notificados" pode fazer aumentar aquele número para o dobro.

"Infelizmente, continuamos a ter uma posição cimeira na Europa no que respeita ao número de infectados", lamentou Maria Eugénia Saraiva, que alertou ainda para a necessidade de "contabilizar também os afectados", ou seja, todos aqueles que lidam de perto com os seropositivos e com os doentes.

A agência Lusa contactou igualmente Henrique Barros, Coordenador Nacional para a Infecção VIH/SIDA do Alto Comissariado da Saúde, que remeteu declarações para mais tarde por desejar inteirar-se da fonte e data exactas dos números hoje divulgados pelo INE.

Estatísticas

  • 8 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1319395

Comentário + votado

X

Mais em Sociedade (20 de 21 artigos)

Para os autores do estudo a proibição de fumar é boa para  a saúde fumadores e não fumadores Número de ataques cardíacos na Itália diminuíram após proibição de fumar em locais públicos