• Kiev, a porta de entrada da Ucrânia
  • Primeira esplanada Time Out do mundo abre na Avenida da Liberdade
  • Do Brasil a Portugal vão 6764.257 km de ilustração

Declarações do secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Carlos Costa Pina

BPN: Governo vai aprovar “a muitíssimo curto prazo” regime de privatização

04.11.2009 - 20:05 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O Governo vai aprovar “a muitíssimo curto prazo” o regime de privatização do BPN, afirmou hoje o secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, Carlos Costa Pina.

“A muitíssimo curto prazo vamos aprovar o regime de privatização do BPN”, declarou hoje o secretário de Estado no decorrer da sua intervenção numa conferência do Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal sob o tema “O Direito e a Economia um ano depois da crise: Que Lições? Que Perspectivas para o futuro?”.

A declaração de Carlos Costa Pina surge depois de o presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD) ter afirmado que acredita que o Governo irá anunciar brevemente a reprivatização do Banco Português de Negócios (BPN) bem como as condições em que esse processo irá ser feito.

Em declarações aos jornalistas na sexta-feira, Faria de Oliveira disse esperar que já não falte muito mais tempo para que o Ministério das Finanças revele como e quando a reprivatização será feita. A nacionalização do banco fez um ano no passado dia 2 de Novembro.

O presidente da CGD disse na altura que a Caixa “tem trabalhado no sentido de deixar o banco preparado para a reprivatização”. O Estado já deu garantias ao BPN num valor superior a 3 mil milhões de euros.

Quanto a interessados no negócio, o Montepio Geral já manifestou o interesse numa eventual compra do BPN, sobretudo graças à rede de cerca de 200 balcões do banco nacionalizado que são complementares com as da associação mutualista, segundo Tomás Correia, presidente do Montepio.

O Montepio, no entanto, recusa ficar com a responsabilidade pelo “buraco” financeiro do BPN, que já recebeu perto de 3,5 mil milhões de euros em apoios de tesouraria da CGD.

O administrador delegado do BBVA Portugal, Alberto Charro, admitiu também na passada semana que a rede do BPN é uma oportunidade interessante para ganhar dimensão em Portugal, sendo no entanto necessário “conhecer a situação dos clientes”.

No decorrer da conferência do Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal Carlos Costa Pina deixou ainda uma nota para outro banco português em dificuldades, o BPP.

“No BPP há a questão da constituição do fundo para [indemnizar os clientes dos] produtos de retorno garantido. Estamos todos à espera [que a administração constitua o fundo] desde 09 de Julho”, disse o secretário de Estado.

Estatísticas

  • 1 leitores
  • 2 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1408363

Comentário + votado

Quando

O prejuízo o estado, todos nós, já pagamos, ou melhor, estamos a pagar. Quando as contas estiverem ...

Albatroz

05.11.2009 09:54