Por negar a existência de câmaras de gás

Bispo integrista pediu desculpas ao Papa Bento XVI

30.01.2009 - 19:06 Por AFP

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O bispo Williamson pediu desculpa pelas suas “declarações imprudentes”, O bispo Williamson pediu desculpa pelas suas “declarações imprudentes”, (Jens Falk/Reuters)
O bispo integrista Richard Williamson, que negou a existência de câmaras de gás durante o Holocausto, apresentou “sinceras desculpas” pelo “sofrimento” causado ao Papa Bento XVI pelas suas “declarações imprudentes”, numa carta publicada na sua página na Internet.

Williamson, que reside na Argentina, enviou também essa carta ao cardeal Dário Castrillon Hoyos, que no Vaticano está encarregue das negociações com os católicos integristas da Fraternidade Sacerdotal S. Pio X. A carta foi também disponibilizada no blogue http://dinoscopus.blogspot.com.

O bispo integrista refere-se, sem repetir o que dissera, às declarações prestadas a uma estação televisiva sueca. “Penso que não houve câmaras de gás. Penso que 200 a 300 mil judeus morreram nos campos de concentração mas nenhum nas câmaras de gás”, disse. Ontem manifestou ao cardeal Castrillon Hoyos o seu lamento por ter causado ao próprio cardeal e ao Papa “tanto sofrimento e problemas inúteis”. As declarações causaram uma forte contestação da comunidade judaica e levaram o próprio Papa Bento XVI a condenar o negacionismo e a manifestar a solidariedade para com os judeus.

A televisão sueca exibiu as declarações de Willamson a 22 de Janeiro, dois dias antes de o papa Bento XVI ter anunciado a anulação da excomunhão de quatro bispos integristas ordenados em 1998 pelo então arcebispo Marcel Lefébre.

Estatísticas

  • 1221 leitores
  • 17 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1358206

Comentário + votado

"Quem perdeu família nos campos de extermínio"

Caro David Cohen, Fica a saber que o pai do Arcebispo Marcel Lefèbvre, fundador da Fraternidade ...

Hugo Pinto Abreu

31.01.2009 15:52

X

Mais em Sociedade (15 de 16 artigos)

Capa da edição de amanhã do semanário "Sol" E-mails trocados com a Freeport falam de subornos no licenciamento do “outlet”