• Passo-a-passo para preparar um rolo de sushi
  • EUA são viciados em brinquedos
  • Volta ilustrada à cidade

Acordo permite encaixe imediato de 91 milhões de euros

Bial chega a acordo com Eisai para comercialização de antiepiléptico

19.02.2009 - 15:39 Por Andrea Cunha Freitas, Luísa Pinto

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
A bial começou a pesquisar um novo antiepiléptico em 1994. O fármaco que já foi lançado no mercado norte-americano vai agora entrar na Europa A bial começou a pesquisar um novo antiepiléptico em 1994. O fármaco que já foi lançado no mercado norte-americano vai agora entrar na Europa (Nélson Garrido (arquivo))
A Bial acaba de anunciar quem será o seu parceiro para a comercialização do antiepiléctico que está a ser desenvolvido pelo grupo farmacêutico português: será a Eisai Europe, quem vai comercializar, promover e distribuir, em 35 países da Europa, o novo antiepiléptico de toma única diária, cujo princípio activo é o acetato de eslicarbazepina.

Como contrapartida deste acordo, a Bial receberá de imediato 95 milhões de euros, um montante que se refere, segundo comunicado, "ao pagamento inicial pela concessão da licença de mais outros pagamentos decorrentes de futuras aprovações deste fármaco, na área da epilepsia na Europa. A Bial mantém os direitos de desenvolvimento e produção, assim como a opção de co-promoção do fármaco na Europa, garantindo o fornecimento de produto acabado à Eisai.

O novo fármaco foi desenvolvido durante anos nos laboratórios da empresa farmacêutica portuguesa, foi submetido a três ensaios clínicos de fase III para prova da sua eficácia e segurança e aposta numa duração do efeito, em toma única, nas 24 horas. Os ensaios clínicos envolveram cerca de 1100 doentes em cerca de 50 centros espalhados por 26 países. O acetato de eslicarbazepina quer impôr-se no mercado como um potente antiepiléptico, de toma única, e sem efeitos secundários ou contra-indicações importantes.

Neste momento o fármaco "está em fase de aprovação pela Agência Europeia do Medicamento (EMEA), na indicação inicial do tratamento adjuvante das crises parciais de epilepsia, com ou sem generalização secundária, em pacientes com 18 ou mais anos de idade" . Segundo o comunicado enviado hoje, a BIAL submeteu o medicamento antiepiléptico à aprovação da EMEA em Março de 2008, estando a autorização prevista para o segundo trimestre de 2009.

Estatísticas

  • 480 leitores
  • 1 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1365873

Comentário + votado

A seguir o exemplo

Um bom exemplo de boas práticas de investigação e desenvolvimento nas empresas! Parabéns BIAL!!

Oliveira

19.02.2009 17:06

X

Mais em Sociedade (13 de 25 artigos)

No ecrã do computador vê-se uma pesquisa de imagens no google com a palavra-chave "mulheres" Ministério Público proíbe sátira ao Magalhães no Carnaval de Torres Vedras