• A poderosa Hong Kong
  • Cores fluorescentes para chamar o calor
  • Designer português de 22 anos vence o Graphis Gold Award

Nos últimos quatro anos morreram 11 funcionários

Autoridades investigam número "invulgar" de mortes por cancro no IADE

16.01.2010 - 18:33 Por PÚBLICO

  • Votar 
  •  | 
  •  6254 votos 
Em causa poderão estar alguns problemas na ventilação Em causa poderão estar alguns problemas na ventilação (Nuno Ferreira Santos (arquivo))
As autoridades de saúde pública estão a investigar até que ponto alguns problemas com o sistema de ventilação do edifício do Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing poderão estar relacionados com o número invulgar de mortes por cancro entre os funcionários: nos últimos quatro anos morreram 11, noticia o semanário “Expresso”.

Além do invulgar número de mortes, foram ainda registados vários problemas do foro oncológico e respiratório em outros funcionários. Números que foram considerados “invulgarmente elevados” pelo presidente do Colégio de Oncologia da Ordem dos Médicos, citado pelo mesmo jornal. Jorge Espírito Santo defende que a situação deve ser investigada e que se deve tentar perceber o tipo de tumores e excluir eventuais comportamentos de risco ou antecedentes genéticos entre os afectados.

O caso já motivou duas denúncias à Administração Regional de Saúde de Lisboa que assegurou estar a acompanhar a situação. Contudo, garantiu que, até ao momento, nada foi encontrado que possa justificar uma relação entre as mortes e as supostas avarias na ventilação do edifício projectado por Tomás Taveira.

Ainda assim, alguns professores ouvidos pelo jornal explicaram que trabalham com materiais tóxicos e que o pouco arejamento das salas faz com que estejam permanentemente a inalá-los. Por seu lado, Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing explicou ao “Expresso” que nenhum dos controlos que fez à qualidade do ar revelou problemas significativos e que apenas foi recomendado que se arejasse mais os locais de trabalho.

Estatísticas

  • 26211 leitores
  • 359 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1418185

Comentário + votado

OS INTOCÁVEIS!

Amanhã é segunda feira e vai continuar tudo na mesma (fiquem tranquilos!). Os torniquetes ...

Alice no Pais das Maravilhas

25.01.2010 01:30

X

Mais em Sociedade (14 de 17 artigos)

Novo presidente da Associação de Estudantes de Medicina critica distribuição de médicos