• Passo-a-passo para preparar um rolo de sushi
  • "O que há de novo no amor?": este filme é um milagre
  • Um arco-íris de carnavais brasileiros

Ambientalistas dizem que lei europeia ameaça benefícios dos carros eléctricos

12.11.2009 - 07:33

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Frota de automóveis tem de cumprir metas de emissões de CO2 em 2015 Frota de automóveis tem de cumprir metas de emissões de CO2 em 2015 (Paulo Pimenta)
A actual legislação europeia sobre emissões de CO2 dos automóveis pode anular ou mesmo reverter os benefícios dos carros eléctricos, alerta a Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E).

Num estudo divulgado hoje, a federação diz que a figura dos “supercréditos” aos fabricantes que coloquem veículos eléctricos no mercado pode, na verdade, ser contraproducente.

A UE fixou que os carros novos deverão ter, em média, emissões de 130 gramas por quilómetro em 2015 e 95 gramas por quilómetro em 2020. Até 2016, os veículos ultra-eficientes – com menos de 50 gramas por quilómetro de CO2 – são contabilizados 3,5 vezes no cálculo daquela média. Isto cria uma folga para que sejam vendidos alguns veículos no outro extremo da escala – os mais poluentes.

“O resultado lógico desta lacuna é o de que um fabricante que venda um carro eléctrico [considerado como tendo emissões zero] pode vender até 3,5 carros com 260 gramas por quilómetro, ou seja, uma carrinha devoradora de combustível, e com isso ainda garantir a média das 130 gramas por quilómetro”, exemplifica o relatório da federação europeia.

Como os carros eléctricos nuncam têm emissões zero – dado que a produção eléctrica implica, em grande parte dos casos, o lançamento de CO2 para atmosfera – o saldo final acaba por ser negativo.

“Em termos práticos, o resultado será o aumento das emissões de CO2 e do consumo de petróleo”, sustenta a associação ambientalista Quercus, num comunicado conjunto com a federação T&E. Os ambientalistas defendem, além da correcção da legislação, normas mais rígidas para as emissões dos automóveis.

Estatísticas

  • 32 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1409413

Comentário + votado

X

Mais em Sociedade (2 de 32 artigos)

O projecto terá sido enviado dois a três meses antes de 9 de Junho, a data do acórdão Face Oculta: juízes estranham conhecimento antecipado de acórdão