• Volta ilustrada à cidade
  • Um arco-íris de carnavais brasileiros
  • Passo-a-passo para preparar um rolo de sushi

Nas vésperas de arranque de conferência em Bona

Alemanha acusa ONU de fracasso na protecção da biodiversidade

08.05.2008 - 11:57 Por AFP

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Um em cada quatro mamíferos está ameaçado de extinção, diz a UICN Um em cada quatro mamíferos está ameaçado de extinção, diz a UICN (Guang Niu/Reuters)
O ministro alemão do Ambiente, Sigmar Gabriel, acusou hoje as Nações Unidas de “16 anos de fracasso” nos esforços para salvaguardar a biodiversidade ameaçada no planeta. A 19 de Maio começa em Bona a 9ª Conferência das partes da Convenção sobre a Diversidade Biológica, adoptada em 1992 no Rio de Janeiro.

“A conferência fracassou depois de 16 anos”, acusou o ministro social-democrata (SPD) à Bundestag (câmara baixa do Parlamento alemão), salientando que, todos os anos, o número de espécies que desaparece é entre cem e mil vezes maior do que antes do início da Era Industrial.

Gabriel mostrou a vontade da Alemanha em reverter esta espiral de fracasso, levando mais em conta os interesses dos países em desenvolvimento.

O ministro alemão defendeu o pedido do Brasil e de outros países emergentes ou em desenvolvimento para uma partilha equilibrada da exploração dos recursos naturais. Deverá ser concluído um acordo nesse sentido até 2010, preconizou, salientando que, “se quisermos proteger as regiões tropicais, também devemos estar dispostos a pôr dinheiro na mesa”.

Nesse sentido, pediu às nações industrializadas, como os Estados Unidos e o Japão, para autorizar compromissos suplementares.

Se o desaparecimento das espécies continuar ao ritmo actual, disse, as consequências económicas serão profundas. “Quando falamos em biodiversidade, falamos da forma como usamos a terra, e nós arrancamos, todos os dias, uma página”. Mas as páginas arrancadas, acrescentou, poderão ser aquelas das quais os homens terão necessidade.

Um em cada quatro mamíferos, uma ave em oito, um terço dos anfíbios e 70 por cento das plantas estão ameaçadas de extinção, segundo a lista vermelha da União Mundial para a Natureza (UICN).

Estatísticas

  • 10 leitores
  • 2 comentários

Artigos Relacionados

URL desta Notícia

http://publico.pt/1328095

Comentário + votado

t

A ONU EH um fracasso em todos campos.

Sousa da Ponte

08.05.2008 14:17

X

Mais em Sociedade (5 de 14 artigos)

O problema das listas de espera em consultas oftalmológicas é mais político do que técnico, diz presidente da  Sociedade Portuguesa de Oftalmologia Oftalmologistas propõem ao Governo consultas com privados para resolver listas de espera