• "O que há de novo no amor?": este filme é um milagre
  • A nova padaria francesa da baixa lisboeta
  • Volta ilustrada à cidade

Aconselhamento pode evitar litígios

Advogados prestam hoje consulta jurídica gratuita

13.10.2006 - 09:54 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Centenas de profissionais aderiram à campanha Centenas de profissionais aderiram à campanha (Rui Gaudêncio/PÚBLICO (arquivo))
Quatro centenas de advogados vão dar hoje consultas grátis, em várias cidades do país, com o objectivo de sensibilizar cidadãos e empresas para as vantagens deste tipo de aconselhamento.

Hoje é Dia da Consulta Jurídica Gratuita, que se assinala no âmbito da campanha pela advocacia preventiva.

A iniciativa - a segunda do género este ano - envolverá advogados que, em várias cidades do país, vão prestar aconselhamento gratuito em Direito Penal, Administrativo, Fiscal, Laboral, e ainda a estrangeiros e imigração.

"Por vezes, os cidadãos desconhecem as vantagens que têm ao utilizarem determinados instrumentos legais para exigir de terceiros a satisfação de alguns direitos ou garantias que, consultando o advogado, poderiam exercer de forma mais eficiente", sublinha a Ordem dos Advogados.

"O aconselhamento por um advogado é única forma de garantir direitos, evitar litígios e promover uma consciência de cidadania", lembra a mesma instituição.

De acordo com um novo estudo da Ordem, a consulta jurídica "de cariz preventivo aumenta a eficácia do serviço em 88 por cento dos casos e permite aos cidadãos um esclarecimento mais elaborado e antecipado dos seus direitos, e da forma mais adequada de os exercer".

O objectivo desta acção é também a de "chamar a atenção dos cidadãos para o facto de o advogado ser o único profissional com competência e qualidade para prestar informação e consultas jurídicas".

Estatísticas

  • 183 leitores
  • 2 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1273231

Comentário + votado

Título

Boa tarde, sou PM.Mês passado,em serviço, recebemos ligações a respeito de dois ...

Anónimo

23.04.2010 20:44

X

Mais em Sociedade (5 de 29 artigos)

Muhammad Yunus Nobel da Paz atribuído a Muhammad Yunus e ao banco Grameen