• Passeios de mão dada por um Portugal romântico
  • Passo-a-passo para preparar um rolo de sushi
  • A cozinha coreana chegou de carrinha a Lisboa

Actualização – Causas para despiste durante aterragem por apurar

Acidente de aviação em Angola faz pelo menos sete mortos

28.06.2007 - 19:40 Por Cláudia Bancaleiro, com agências

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Entre as vítimas mortais do acidente com o avião da TAAG está o co-piloto do aparelho e seis passageiros Entre as vítimas mortais do acidente com o avião da TAAG está o co-piloto do aparelho e seis passageiros (DR)
Pelo menos sete pessoas morreram no acidente com um Boeing 737-200 das linhas aéreas angolanas TAAG, hoje, no aeroporto de Mbanza Congo, na província do Zaire, segundo o último balanço avançado por uma fonte da companhia à agência Angop.

Testemunhas no local avançaram à Angop que o Boeing da TAAG, que efectuava a ligação entre Luanda e Mbanza Congo, estava já em processo de aterragem quando se terá despistado, depois de um dos trens do avião se ter partido. As mesmas fontes indicaram que o aparelho ficou dividido em duas partes, que acabaram por embater em duas residências e três viaturas.

Ao PÚBLICO.PT, o porta-voz da TAAG, Carlos Vicente, confirmou que o Boeing 737, que transportava 78 pessoas, despistou-se após a aterragem no aeroporto, mas recusou-se a avançar o que terá provocado o acidente, remetendo quaisquer explicações para a equipa técnica que está a investigar o sinistro e que veio de Luanda para o efeito.

A equipa – formada por técnicos do Instituto Nacional de Aviação Civil, da Empresa Nacional de Seguros de Angola, da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea e médicos e enfermeiros da própria TAAG, segundo a Angop – chegou algumas horas depois do acidente a Mbanza Congo a bordo de um avião das linhas aéreas angolanas, que transportou ainda meios técnicos de apoio às operações de socorro. De regresso à capital angolana, o aparelho transportou vítimas que não conseguiram ter assistência médica nas unidades de saúde locais.

O acidente fez pelo menos sete mortos. A Angop avança que entre as vítimas mortais está o co-piloto do aparelho, o administrador municipal de Mbanza Congo, Manuel Cristóvão "Paciência", e o padre da igreja local, o italiano George Zullanello, ambos passageiros. Dois outros passageiros e o ocupante de uma das viaturas morreram também no acidente. A sétima vítima acabaria por morrer pouco depois de ter sido transportado de Mbanza Congo para Luanda para receber assistência hospitalar. Estas informações não foram ainda confirmadas oficialmente.

Quanto ao número de feridos, o director do hospital provincial de Mbanza Congo, Domingos Silva, disse à Lusa que naquela unidade deram entrada 66 pessoas, oito das quais foram já transferidos para Luanda, devido à gravidade dos ferimentos sofridos. "Destas oito pessoas, cinco estão em estado mais grave, tendo sofrido traumatismos cranianos. Os outros três têm fracturas múltiplas", acrescentou o responsável.

O Presidente da República português, Cavaco Silva, já expressou, em mensagem dirigida ao seu homólogo angolano, as condolências pelo "trágico acidente de aviação ocorrido hoje em Mbanza Congo, província do Zaire", pode ler-se em nota enviada à comunicação social.

Estatísticas

  • 369 leitores
  • 5 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1297987

Comentário + votado

Boeing 737

Alguem pode me informar, como faço pra saber se entre as vitimas, há algum brasileiro.. nao consigo ...

Rafaela

31.03.2008 18:52

X

Mais em Sociedade (23 de 24 artigos)

Na origem da demissão está um cartaz com declarações do ministro Correia de Campos "em termos jocosos" Directora de Centro de Saúde de Vieira do Minho demitida por "quebrar dever de lealdade"