• Dead Combo e skates na passerelle
  • Do Brasil a Portugal vão 6764.257 km de ilustração
  • Kiev, a porta de entrada da Ucrânia

Europa tem de se libertar dos mercados especulativos, diz Mário Soares

07.12.2011 - 19:45 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  2 votos 
O antigo Presidente da República Mário Soares afirmou nesta quarta-feira, dia em que celebra 87 anos, que gostaria de receber um “presente admirável”: que a crise europeia “se desvanecesse” e a União se conseguisse “libertar” dos mercados especulativos.

Questionado pelos jornalistas sobre qual seria o “presente político” que gostaria de receber neste aniversário, Mário Soares respondeu: “Era que aquilo que se está a passar na Europa se desvanecesse rapidamente, que os europeus chegassem a um consenso e fizessem avançar o projecto europeu para a frente e nos libertassem destes mercados especulativos. Isso seria um presente admirável”.

O antigo Presidente da República falava em Lisboa, no final de uma sessão de autógrafos do seu mais recente livro, “Um político assume-se”, da editora Temas e Debates.

Mário Soares acrescentou ainda que está a seguir “com alguma preocupação, como é evidente” a preparação da cimeira europeia agendada para esta semana.

O ex-chefe de Estado voltou a afirmar que é “contra as agências de ‘rating’”, considerando “ridículo” que a Standard & Poors tenha esta semana ameaçado baixar a classificação das dívidas alemãs e francesa.

“Devia haver uma resposta muito violenta contra essas agências de ‘rating’ que só fazem especulação. Mandá-las embora, não deixar que tivessem a importância que têm”, disse Soares.

Questionado também sobre declarações de José Sócrates em Paris, citadas pelo “Correio da Manhã”, segundo as quais o anterior primeiro-ministro considera que as dívidas soberanas são “eternas” e obrigar os pequenos países a pagá-las é “uma ideia de criança”, Mário Soares disse que “há dívidas e dívidas”.

“Evidentemente que não são eternas, mas há dívidas e dívidas”, afirmou, recusando porém acrescentar mais comentários por não desconhecer exactamente o que disse José Sócrates e acreditar que “não foi bem aquilo que foi dito pelos jornais”.

“Desculpem que vos diga, mas muitas vezes eu não acredito muito no que diz a imprensa porque acrescentam um ponto, depois acrescentam dois, depois acrescentam quatro e depois ninguém sabe se e verdade se não é. É por isso que eu não gosto de comentar o que os outros dizem e gosto só de comentar aquilo que eu digo”, afirmou Soares aos jornalistas.

Estatísticas

  • 16 leitores
  • 2 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1524209

Comentário + votado

Já não há pachorra para este ego

"É por isso que eu não gosto de comentar o que os outros dizem e gosto só de comentar aquilo que eu ...

Henrique Monteiro

08.12.2011 14:11

X

Mais em Política (24 de 26 artigos)

PS, PCP, PSD e PEV solidários com Movimento "Freguesias Sempre"