• Energia de bicicletas para o DJ tocar
  • Restaurantes de topo com menus a 20 euros
  • Petiscos com frango, das moelas à batata doce

Inauguração da nova sede da organização em Lisboa

Cavaco Silva quer CPLP mais perto dos cidadãos

06.02.2012 - 12:06 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Cavaco Silva defendeu a necessidade de os mais jovens se identificarem com a CPLP Cavaco Silva defendeu a necessidade de os mais jovens se identificarem com a CPLP (Daniel Rocha)
O Presidente da República defendeu, nesta segunda-feira, que a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) se deve abrir “mais ao contributo dos seus cidadãos”, num discurso durante a inauguração da nova sede de organização, em Lisboa.

“A CPLP tem de descer à rua e de se abrir mais ao contributo dos seus cidadãos, começando, desde logo, pelos mais jovens, para que estes a sintam como algo que lhes pertence, com que se identificam, como uma real mais-valia nas suas vidas”, afirmou Cavaco Silva.

O chefe de Estado discursava esta manhã durante a cerimónia de inauguração da nova sede da CPLP, o Palácio do Conde de Penafiel, na baixa lisboeta, no âmbito da semana comemorativa dos 15 anos da instituição.

A cerimónia contou ainda com a presença do vice-Presidente angolano que agradeceu a Portugal ter cedido o edifício da nova sede. “Estão reunidas as condições mais adequadas para que a CPLP possa cumprir o seu desígnio”, disse Fernando Piedade dos Santos, em representação do país que assume a presidência rotativa da instituição.

“Independentemente dos contextos geopolíticos e geoestratégicos”, é importante que os países se unam para que a CPLP seja capaz de “vencer os desafios que se colocam na era da globalização”, disse.

Para esta tarde está prevista, já na nova sede, um conselho de ministros extraordinário com os chefes da diplomacia dos “Oito” que, segundo fonte da organização, tem como temas a debater a segurança alimentar, cooperação económica, situação na Guiné-Bissau e a questão da adesão da Guiné Equatorial à CPLP.

Estatísticas

  • 880 leitores
  • 11 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1532447

Comentário + votado

Mudança de paradigma

Fernando Piedade dos Santos («Nandó»), vice-presidente da República de Angola, esteve em Portugal, ...

Laura Dias

07.02.2012 14:55

X

Mais em Política (3 de 19 artigos)

Carlos Zorrinho Zorrinho diz que “receita” do Governo “não está a dar resultado”