• A cozinha coreana chegou de carrinha a Lisboa
  • As "viagens filosóficas" do século XVIII
  • Passeios de mão dada por um Portugal romântico

Presidenciais

Todos os candidatos querem debates a dois na televisão

25.10.2005 - 08:51 Por Ana Sá Lopes, , (PÚBLICO)

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Francisco Louçã manifestou-se já disponível para participar em todos os debates que venham a ser organizados nas rádios e nas televisões Francisco Louçã manifestou-se já disponível para participar em todos os debates que venham a ser organizados nas rádios e nas televisões (Paulo Cunha/Lusa (arquivo))
Todos os candidatos a Presidente da República são favoráveis à realização de debates a dois no decorrer da campanha eleitoral. Mário Soares, na passada quinta-feira, afirmou em Viseu que desejava o maior número possível de debates. Soares não colocará nenhuma objecção a qualquer formato de debate para o qual seja convidado.

Manuel Alegre está disponível também para qualquer tipo de debate, embora a sua preferência vá para os debates a dois - os debates com maior número de participantes são, na opinião do candidato, menos úteis. Alegre declarou ao PÚBLICO que estará também aberto a qualquer solução que venha a ser encontrada mas, desde já, considera que a proposta avançada por Marcelo Rebelo de Sousa na noite de domingo, na RTP1, é "uma ideia a estudar". Recorde-se que Marcelo Rebelo de Sousa propôs que os debates fossem objecto de um acordo entre as três estações de televisão, que combinariam entre si os pormenores da organização, incluindo a escolha dos moderadores.

Jerónimo de Sousa, por seu lado, também afirmou estar disposto a participar em todos os debates, quer sejam a cinco, quer sejam frente-a-frentes. Mas, desde já, o candidato a Presidente da República afirma-se "frontalmente contra debates que pretendam criar na opinião pública a ideia de que há só dois ou três candidatos", conforme afirmou ao PÚBLICO um seu porta-voz oficial, António Rodrigues.

Francisco Louçã manifestou-se também já disponível para participar em todos os debates que venham a ser organizados nas rádios e nas televisões, sugerindo também a realização de debates entre os mandatários nacionais das diferentes candidaturas, e também entre os mandatários para a juventude. Francisco Louçã defende que se realizem frente-a-frentes entre os candidatos, mas também um debate entre todos os candidatos, durante a campanha.

Ontem, o PÚBLICO noticiou que Cavaco Silva está disponível para debates a dois com os outros candidatos que já se apresentaram às presidenciais, preferindo esta fórmula a um único debate em que participem todos os candidatos.

Estatísticas

  • 0 leitores
  • 1 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1236746

Comentário + votado

A quem interessa?

Só pode interessar aos próprios, à CS e aos "aproveitadores" do costume, consoante os presidentes. ...

Anónimo

25.10.2005 17:38

X

Mais em Política (4 de 9 artigos)

Jorge Sampaio defendeu que é na aliança com o mundo muçulmano que deve assentar a estratégia de luta contra o terrorismo Jorge Sampaio defende apoio aos EUA no combate ao terrorismo