O líder do CDS/PP, José Ribeiro e Castro, prometeu hoje reinstituir o cargo de ministro do Turismo, que existiu pela primeira vez no último Governo de coligação com o PSD, caso o partido regresse ao poder em 2009.
Caso o partido volte a ser Governo em 2009, Ribeiro e Castro deixou cinco compromissos: criar um IVA "competitivo para o sector", promover uma "agilização administrativa" e a "flexibilidade e mobilidade laboral", realizar "investimentos promocionais" e potenciar o "envolvimento das empresas e da sociedade civil".
Ribeiro e Castro falava no encerramento das II Jornadas Abertas sobre Turismo, em Lisboa, onde esteve ausente o então titular da pasta do Turismo, Telmo Correia.
Esta semana, o actual deputado do democrata-cristão acusou os membros da direcção do partido de "falta de consideração", afirmando ter sido convidado a participar na iniciativa "à última da hora".
Telmo Correia foi ministro do Turismo, uma pasta sempre atribuída a um secretário de Estado, do XVI Governo Constitucional, executivo de coligação PSD/CDS-PP, liderado por Pedro Santana Lopes.
Ribeiro e Castro destacou o facto de o cargo de ministro do Turismo ter sido criado pela primeira vez por iniciativa do CDS/PP (então liderado por Paulo Portas), o que, disse, reflecte "a diferente visão" que o partido tem deste sector.
Lembrando que o turismo representa "dez por cento do PIB" nacional e os "poderosos recursos" do país em matéria de turismo, Ribeiro e Castro defendeu um maior "esforço de promoção externa do turismo nacional" e, a propósito da crescente importância dos cruzeiros, sugeriu que o país promova produtos como "a rota de Vasco da Gama, de Magalhães ou do Oriente".
As jornadas foram promovidas pelo Conselho Económico e Social do partido.


