• Energia de bicicletas para o DJ tocar
  • Petiscos com frango, das moelas à batata doce
  • Primeira esplanada Time Out do mundo abre na Avenida da Liberdade

Casamento homossexual

PSD em defesa de "solução equilibrada e tolerante" mas não aceita casamento

08.01.2010 - 13:10 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  1 votos 
A deputada do PSD Teresa Morais defendeu hoje que a união civil registada entre homossexuais seria uma solução “equilibrada e tolerante”, e que o instituto casamento deve manter a identidade enquanto união entre homem e mulher.

“Temos uma proposta equilibrada e tolerante”, disse, considerando que vai ao encontro dos que defendem um “reforço da tutela jurídica” das uniões entre homossexuais mas não desejam “ver alterado o núcleo essencial do casamento”.

Na apresentação da proposta do PSD para criar a figura “união civil registada”, a deputada recusou o entendimento segundo o qual “só acedendo à simbologia que o casamento encerra, começando pela sua designação, se cumprirá a igualdade”.

A deputada social-democrata frisou que o diploma não propõe alteração em matéria de acesso à adopção “por entender que a lei não deve, nem agora nem daqui a pouco, promover um modelo que considera não ser o melhor para o desenvolvimento integral das crianças”.

Num pedido de esclarecimento, o deputado do PS e líder da JS Duarte Cordeiro considerou que o projecto do PSD “não contempla todos os direitos, não resolve a desigualdade e acentua a homofobia”.

Por seu lado, a deputada do PEV Heloísa Apolónia questionou a bancada do PSD sobre se “crê mesmo que a simbologia do casamento vale mais que os direitos das pessoas” e defendeu que o casamento não foi “uma instituição estável” ao longo dos tempos.

Do lado do BE, Luís Fazenda criticou o diploma do PSD, considerando que é apenas “uma união de facto majorada” e “uma trapalhada do PSD” que “vive mal com a evolução dos direitos”.

Teresa Morais rejeitou que o projecto social-democrata viole “o princípio da igualdade”, frisando que deve tratar-se “de forma diferente o que é diferente”.

A deputada questionou ainda a bancada do PS “como é que resolve” a questão da procriação medicamente assistida, que “será permitida” a um casal de mulheres mas vedada, pela natureza, a um casal de homens.

Estatísticas

  • 0 leitores
  • 8 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1416863

Comentário + votado

Pois

Parabéns aos deputados do PS, Bloco de esuqerda, PCP e "Os Verdes" que fizeram ...

JN

08.01.2010 13:32

X

Mais em Política (8 de 19 artigos)

Deputado e activista Vale de Almeida saúda promoção da "pedagogia anti-homofóbica"