PSD desvaloriza Finanças Regionais nas conversações sobre orçamento

20.01.2010 - 19:02 Por Nuno Simas
A conversa com o ministro das Finanças é sobre o Orçamento do Estado e não sobre a Lei das Finanças Regionais. O diploma que serviu ao Governo para ameaçar com um aumento de impostos é importante, mas Manuela Ferreira Leite, líder do PSD, considera-o um “assunto lateral”. Para “discutir na Assembleia da República”, mas não na reunião com Teixeira dos Santos sobre o Orçamento do Estado, afirmou Ferreira Leite à chegada ao Ministério das Finanças para a segunda ronda de conversações. A Lei das Finanças Regionais foi hoje adiada na comissão de Orçamento e Finanças, por proposta do PS, que quer fazer coincidir a sua discussão com o orçamento, com o apoio do CDS.
De resto, a presidente do PSD insistiu que está nestas conversas em nome do “interesse nacional” para tentar “apoiar o Governo” a resolver o problema importantes do país: a inversão da “trajectória” do endividamento do país, o controlo e a transparência das contas públicas.
Manuela Ferreira Leite diz que não está “nada” preocupada com a aproximação do Governo ao CDS-PP na discussão do Orçamento e disse que o PSD só dirá a sua posição depois de ver a proposta de Orçamento do Governo, que será entregue terça-feira no Parlamento.

