O PS vai apresentar a candidatura do constitucionalista Jorge Miranda a provedor de Justiça. O PÚBLICO apurou que o líder parlamentar do PS, Alberto Martins, já obteve o acordo de Jorge Miranda, depois de uma reunião com o constitucionalista, hoje pela manhã.
O prazo para a apresentação de candidatos termina na sexta-feira e a eleição - por voto secreto e que necessita do apoio de dois terços dos deputados – deve ocorrer até 15 de Maio na Assembleia da República.
O actual provedor, Nascimento Rodrigues, terminou o mandato em Julho passado e desde então não tem substituto dado que os dois maiores partidos, PS e PSD, não se entendem sobre o nome. Depois desse fracasso, os socialistas optaram por conversações multilaterais, com os restantes partidos com assento parlamentar.
Também o PCP e o Bloco de Esquerda vão apresentar esta semana candidatos a provedor de Justiça, apurou o PÚBLICO. A bancada do PCP tinha já apresentado um nome, sem revelar quem, numa reunião em finais de Março, com o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.
Mais à direita, o CDS-PP ainda não tomou uma decisão sobre um candidato próprio. Até porque mantém a sua posição de querer uma mudança no método de eleição, com os “bons ofícios” de Jaime Gama. Não é de excluir que o PSD venha também a apresentar um nome.
Havendo mais do que um candidato, terá de haver mais do que uma volta.
Notícia actualizada às 13h28
Restam 1200 caracteres
Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.


